"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

A biografia de José Miguel Leal da Silva

Depois das biografias Luís Barbosa: Um Gestor com Alma de Artista e Vístulo de Abreu: O Primeiro Gestor Moderno de Portugal, a Fundação Amélia de Mello e a Nova School of Business & Economics (Nova SBE) apresentam agora, com a chancela da Guerra e Paz editores, José Miguel Leal da Silva: Entre Química e Minas


Neste terceiro livro da colecção «Histórias de Liderança», que nos dá a conhecer o percurso de grandes gestores portugueses, a jornalista Maria João Alexandre revela-nos a vida e obra de José Miguel Leal da Silva. Engenheiro químico, professor e gestor, revolucionou as técnicas de produção da Companhia União Fabril (CUF) do Barreiro, da qual foi director, deixando o seu legado nas indústrias química, mineira e metalúrgica. É também licenciado em Direito e tem um Mestrado em Antropologia. Com prefácio de João de Mello, presidente da Bondalti, e posfácio do professor e gestor Miguel Pina e Cunha, esta edição Guerra e Paz estará disponível na rede livreira nacional e nas plataformas de comercialização de ebooks a partir do dia 22 de fevereiro de 2022.

Sobre a obra:

José Miguel Leal da Silva: Entre Química e Minas é uma biografia assinada pela jornalista Maria João Alexandre, que resulta de várias entrevistas e de uma vasta pesquisa. A obra apresenta-nos a história de José Miguel Leal da Silva, um engenheiro formado em Química Industrial na Universidade do Porto, que dedicou a sua vida à indústria. Já na infância e na adolescência, revelava a sua paixão por fábricas e amostras minerais. Primeiro brincando «às fábricas», depois explorando as minas dos concelhos da Feira, de Valongo e de Gondomar.

Com prefácio de João de Mello, presidente da Bondalti, e posfácio do professor e gestor Miguel Pina e Cunha, esta obra mostra-nos como o biografado deixou a sua marca nas indústrias química, mineira e metalúrgica. Primeiro, contribuindo para a evolução tecnológica da produção de adubos nas fábricas da Companhia União Fabril (CUF) no Barreiro, para onde entrou em 1961 e da qual viria a ser director. Depois, na área de produção de ácido sulfúrico a partir de pirites e de enxofre, teve várias funções de liderança, deixando o seu legado na transição das unidades de câmaras de chumbo para as fábricas de contacto.

Tanto no grupo fundado pelo industrial português Alfredo da Silva como na QUIMIGAL e na Empresa Mineira e Metalúrgica do Alentejo, acompanhou o aproveitamento dos minérios do Alentejo, defendendo sempre projectos de coordenação entre a mina e a metalurgia.

José Miguel Leal da Silva: Entre Química e Minas é a terceira obra da colecção «Histórias de Liderança», que nos dá a conhecer a vida daqueles que contribuíram para definir a natureza da gestão em Portugal, para memória futura, e cujos livros são fruto de pesquisa e de múltiplas entrevistas com os biografados e outras figuras que com eles conviveram, juntando também relevante acervo fotográfico.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,196,899