"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

53 lições para adaptar o estoicismo clássico à atualidade

Massimo Pigliucci apresenta um Manual para uma vida feliz. 


A partir dos ensinamentos de Epicteto, que o seu discípulo Arriano de Nicósia reuniu na obra Enchiridion , Massimo Pigliucci desenha as bases para o estoicismo contemporâneo e apresenta um Manual para uma vida feliz . Com chancela da Ideias de Ler.

Ao longo de mais de dois mil anos, o estoicismo promoveu a resiliência e a virtude como resposta às dificuldades, o que justifica o interesse sobre esta corrente filosófica, mas Massimo Pigliucci entende que os textos clássicos – que defendem a indiferença perante emoções e perante o prazer, por exemplo - não deveriam ser interpretados e levados à letra nos nossos dias. Em Manual para uma vida feliz ¸ o autor oferece aos leitores um estoicismo renovado para a nossa era, influenciado pela ciência, pelo conhecimento e pelas necessidades da sociedade moderna: o afeto, a satisfação e a realização pessoal são valorizados e ao invés de fomentar a indiferença perante as emoções, é sugerida uma via que permita suportar a dor enquanto se desfruta do prazer.

Para cumprir o objetivo de ajudar os leitores a encontrarem os recursos que lhes vão permitir lidar com tudo o que lhes acontece, Pigliucci utiliza os mesmos 53 capítulos do Enchiridion e, na terceira parte do livro, compara as duas versões, a sua e a original, e avança com o "Estoicismo 2.0".

SOBRE O LIVRO
Manual para uma vida feliz
Eis uma boa forma de conduzir a sua vida:
Lembre-se que encontrará dentro de si os recursos para lidar com tudo o que lhe acontece. Ao contrário de alguns tratados de filosofia mais recentes, a filosofia antiga era simples e prática, versando sobre os ensinamentos para uma vida boa e feliz. Este manual, escrito em forma de guião para a arte de bem viver, recupera a sabedoria clássica do estoicismo, atualizando-a para as necessidades dos nossos dias, exortando a que vivamos com integridade, moderação, resiliência, liberdade e serenidade. Tendo por base a obra de Epicteto, Massimo Pigliucci partilha as 53 lições essenciais para resistirmos aos inevitáveis contratempos, para tomarmos melhores decisões e desfrutarmos mais intensamente dos prazeres da vida. 

Título: Manual para uma vida feliz
Autor: Massimo Pigliucci
Tradução: Carla Ribeiro
Páginas: 168
PVP: 13,30€

Ver primeiras páginas 

SOBRE O AUTOR
Massimo Pigliucci
O autor é professor de filosofia na City College de Nova Iorque.
Escreve para o New York Times e para o Wall Street Journal , e contribui para as publicações Philosophy Now e Philosophers' Magazine , entre outras. É autor de 13 livros. 
Agenda
Exposições

Reparar/Repair

Hangar - Centro de Investigação Artística 28 Mar a 11 Mai 2024

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para "UMA VIDA NO TEATRO"

Em parceria com o Teatro Aberto, assinalamos o Dia Mundial do Teatro com a oferta de convites duplos para a nova produção, de David Mamet, com encenação de Cleia Almeida. Os convites serão válidos para a sessão de dia 29 de março (sexta-feira) às 21h30. Participe e... boa sorte!

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A MINHA FADA TRAQUINA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia de uma divertida animação sobre o poder da amizade!  As sessões de antestreia terão lugar no dia 30 de março (sábado) às 10h30, nos cinemas Alegro Sintra, Mira Maia e Espaço Guimarães. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
89,904,371