"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Adolfo Luxúria Canibal apresenta "O Crespos"

Uma visão da vivência quotidiana ilustrada por José Carlos Costa. 


Saído de "uma mesa da velha Brasileira", O Crespos, a mais recente obra de Adolfo Luxúria Canibal, já chegou às livrarias de todo o país, pela Porto Editora. 

O Crespos é uma frontal metáfora sobre a solidão e a indiferença. Com o desassombro e a mordacidade que caracterizam a obra de Adolfo Luxúria Canibal, este é o retrato de um homem que passa uma vida na mesma mesa de café a observar a cidade que lhe passa diante do rosto e todas as mudanças que o tempo traz. Numa edição em grande formato, ilustrada por José Carlos Costa, cúmplice habitual dos Mão Morta, o leitor é convidado a partilhar a mesa com Crespos e questionar a vivência contemporânea e a voracidade do quotidiano.

Depois de No rasto dos duendes eléctricos, a sua poesia completa, este é o segundo título de Adolfo Luxúria Canibal a chegar às livrarias com o selo da Porto Editora. 

SOBRE O LIVRO
O Crespos
Há exactamente trinta e quatro anos, seis meses e sete dias que todas as tardes, entre as catorze e as quinze horas, o Crespos se senta na mesma cadeira à mesma mesa da velha Brasileira. Até que, certo dia, algo muda, e a vida na cidade nunca mais será a mesma...
O Crespos é uma oportuna reflexão sobre a invisibilidade e a solidão na sociedade contemporânea, respondendo com o desassombro característico de Adolfo Luxúria Canibal a uma questão premente: o que fica de nós, quando já cá não estivermos?

Ver primeiras páginas 

Título: O Crespos
Autor: Adolfo Luxúria Canibal
Ilustração: José Carlos Costa
Páginas: 48
PVP: 14,40€ 

SOBRE O AUTOR
Adolfo Luxúria Canibal
Adolfo Morais de Macedo é licenciado em Direito pela Universidade de Lisboa, foi advogado e é consultor jurídico. Fundador do grupo de rock Mão Morta, de que é vocalista e letrista, criou espetáculos de spoken word, em nome próprio ou como Estilhaços, e integrou o coletivo de música eletrónica Mécanosphère, tendo mais de três dezenas de discos editados, e outros tantos como convidado de artistas nacionais e estrangeiros, na qualidade de vocalista ou letrista. Dinamizou espetáculos de comunidade, como os musicais Então Ficamos… ou Chão, e concebeu performances várias, com destaque para a neuro-áudio-visual Câmara Neuronal, realizada a partir dos sinais elétricos emitidos pelo cérebro, ou a da instalação The Wall of Pleasure, inaugurada na Rooster Gallery em Nova Iorque. Participou como ator na série para televisão O Dragão de Fumo e em algumas curtas-metragens ou em peças de teatro como Eis o Homem!, da companhia Mundo Razoável. Concebeu ainda com João Onofre o filme de videoarte S/título, para o festival Curtas de Vila do Conde, e com Inês Jacques o espetáculo de dança No Fim Era o Frio, para o festival Guidance. Publicou, entre outros, os livros Rock & Roll, Estilhaços, Todas as Ruas do Mundo, Garatujos do Minho e o livro-objeto Desenho Diacrónico, com Fernando Lemos. Em 2020, publicou No rasto dos duendes eléctricos (1978-2018), na coleção elogio da sombra, coordenada por Valter Hugo Mãe e publicada pela Porto Editora. 

SOBRE O ILUSTRADOR
José Carlos de Sousa Costa
Nasceu a 21 de Dezembro de 1958 em Moçambique, na cidade da Beira.
A partir dos 6 anos, viveu e cresceu em Braga até aos 17, altura em que vai para o Porto e Coimbra para estudar Química, durante 2 anos, nas respetivas Faculdades de Ciências. No 2º ano decide mudar para o curso de Pintura na Escola Superior de Belas Artes do Porto, onde conclui os 2 primeiros anos.
Muda-se para Lisboa em 1980, mantendo sempre uma ligação umbilical a Braga, ingressando na Caixa Geral de Depósitos e trabalhando grande parte da carreira nas áreas de Imagem e Comunicação. Entretanto quase conclui (ficou a faltar a Geometria) o 3º ano de Pintura na Escola Superior de Belas Artes de Lisboa.
É nessa década que começa a criar algumas das capas dos álbuns dos Mão Morta, colaboração que teve os seus primórdios em Braga, com os vários embriões que viriam a dar origem à banda.
Fez algumas ilustrações para livros escolares de História, para BD nunca concluídas, histórias não editadas e continua a desenhar, aprender e experimentar ao longo do tempo. 
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para "UMA VIDA NO TEATRO"

Em parceria com o Teatro Aberto, assinalamos o Dia Mundial do Teatro com a oferta de convites duplos para a nova produção, de David Mamet, com encenação de Cleia Almeida. Os convites serão válidos para a sessão de dia 29 de março (sexta-feira) às 21h30. Participe e... boa sorte!

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A MINHA FADA TRAQUINA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia de uma divertida animação sobre o poder da amizade!  As sessões de antestreia terão lugar no dia 30 de março (sábado) às 10h30, nos cinemas Alegro Sintra, Mira Maia e Espaço Guimarães. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
89,912,580