"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

António Guterres vence Prémio Universidade de Coimbra

O engenheiro e político António Guterres, atual secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), é o vencedor do Prémio Universidade de Coimbra (UC). 


O galardão – que tem o apoio da Fundação Santander Portugal – vai ser entregue a 1 de março, na sessão solene comemorativa do 732.º aniversário da UC. António Guterres sucede assim ao cardeal, poeta, ensaísta e teólogo português, José Tolentino de Mendonça, vencedor no ano passado.

“Enquanto secretário-geral das Nações Unidas, o engenheiro António Guterres chama a atenção para a necessidade de uma solidariedade global e da criação de uma nova mentalidade que transcende nações, religiões e territórios. Pelo exposto e pela importância que os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável representam para o Santander, esta é uma escolha de elementar justiça”, refere a Presidente da Fundação Santander Portugal, Inês Oom de Sousa, vice-presidente do júri.

“É uma honra para a Universidade de Coimbra anunciar que o engenheiro António Guterres é o vencedor do Prémio UC 2022. Trata-se de uma figura excecional, de alcance mundial, que, nos cargos de relevo nacional e internacional que tem desempenhado, ergue permanentemente a voz na defesa da sustentabilidade e da promoção da igualdade, causas nas quais a Universidade de Coimbra também está particularmente empenhada. Essa comunhão de visão, estratégia e ações, com destaque para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU, leva-nos a acreditar que o engenheiro António Guterres – também Doutor Honoris Causa pela Universidade de Coimbra – é claramente merecedor desta distinção”, afirma o Reitor da UC, Amílcar Falcão, que preside ao Júri do Prémio.

Nascido em Lisboa a 30 de abril de 1949, António Guterres foi primeiro-ministro de Portugal (1995-2002) e Alto-Comissário das Nações Unidas para os Refugiados (2005-2015). Atualmente, exerce funções como secretário-geral da ONU – desde 1 de janeiro de 2017. Mais informações sobre o seu perfil estão disponíveis em https://unric.org/pt/biografia/.

Instituído em 2004, o Prémio UC tem o valor de 25 mil euros – 10 mil euros para o vencedor e 15 mil euros para a atribuição de uma Bolsa de Investigação Santander para apoiar o desenvolvimento de trabalho numa área a definir pelo premiado.

O Prémio UC distingue anualmente uma personalidade de nacionalidade portuguesa “de inequívoco valor percebido na sua área profissional – das áreas da cultura, da economia e gestão e/ou ciência e inovação – que se distinguiu no ano transato de forma inequívoca no apoio incondicional ao desenvolvimento das pessoas, das famílias, das empresas e das comunidades, apoiando um crescimento inclusivo e sustentável de sociedade”.

Mais informações e a lista dos vencedores das edições anteriores do Prémio Universidade de Coimbra estão disponíveis em http://www.uc.pt/premiouc
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para "UMA VIDA NO TEATRO"

Em parceria com o Teatro Aberto, assinalamos o Dia Mundial do Teatro com a oferta de convites duplos para a nova produção, de David Mamet, com encenação de Cleia Almeida. Os convites serão válidos para a sessão de dia 29 de março (sexta-feira) às 21h30. Participe e... boa sorte!

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A MINHA FADA TRAQUINA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia de uma divertida animação sobre o poder da amizade!  As sessões de antestreia terão lugar no dia 30 de março (sábado) às 10h30, nos cinemas Alegro Sintra, Mira Maia e Espaço Guimarães. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
89,911,036