"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Festa do Cinema Italiano vai calçar os sapatos de Salvatore Ferragamo e homenagear o cinema de Pasolini

"Qui Rido Io", com Toni Servillo DR


A 15.ª Festa do Cinema Italiano, que decorrerá entre Lisboa, Porto e nove outras cidades a partir de 1 de abril, anunciou que fará as ante-estreias nacionais dos mais recentes filmes de Luca Guadagnino, Mario Martone e Paolo Taviani. O prato forte do festival será a retrospetiva dedicada a Pier Paolo Pasolini.

Depois de ter sido mostrado pela primeira vez no último Festival de Veneza, o mais recente filme de Luca Guadagnino, Salvatore — Shoemaker of Dreams vai estar na programação da Festa, contando “a empolgante história humana, artística e empresarial” do designer Salvatore Ferragamo. Leonora Addio, de Paolo Taviani, que acaba de sair do Festival de Cinema de Berlim premiado com a distinção da crítica Fipresci (da Federação Internacional de Críticos de Cinema), vai estar também no festival, que recorda que o filme foi “escrito por Paolo Taviani durante o processo de luto da morte do seu irmão mais velho, Vittorio Taviani”.

A organização informa também em comunicado enviado às redações que contará com O Rei do Riso (Qui rido io), de Mario Martone, o filme sobre o ator e autor napolitano Eduardo Scarpetta, interpretado por Toni Servillo.

A Festa do Cinema Italiano estará este ano pela primeira vez em Lagos (de 25 a 28 de maio, na Biblioteca Municipal Júlio Dantas), que se junta à lista de cidades encabeçada por Lisboa (1 a 10 de abril no Cinema São Jorge, nos cinemas UCI El Corte Inglés e na Cinemateca Portuguesa) e completada por Cascais (1 a 3 de abril n’O Cinema da Villa), Porto (1 a 5 de abril no Cinema Trindade), Coimbra (5 a 7 de abril no Teatro Académico Gil Vicente), Viseu (5 a 8 de abril, no IPDJ — Cineclube de Viseu), Penafiel (7 a 9 de abril no Cinemax), Alverca (9 a 10 de abril, no Teatro Estúdio Ildefonso Valério), Aveiro (2 a 3 de maio no Teatro Aveirense), Caldas da Rainha (3 a 5 de maio no Centro Cultural de Congressos) e Almada (4, 11, 18 e 25 de maio no Auditório Fernando Lopes-Graça).

A retrospetiva de Pasolini, que assinala assim o centenário do nascimento do cineasta, será fruto de uma parceria com a Cinemateca Portuguesa e levará filmes, encontros e o espetáculo Orgia, com encenação de Nuno M. Cardoso, à Culturgest. Entre os filmes exibidos, quase 25, estão as cópias restauradas que também entrarão no circuito comercial de filmes como Accattone (1961), Mamma Roma (1962), Comizi d'Amore (Assembleia de Amor) (1964) e Il Vangelo secondo Matteo (O Evangelho Segundo S. Mateus) (1964), Uccellacci e Uccellini (Passarinhos e Passarões) (1966) e Edipo Re (Édipo Rei) (1967).


por Joana Amaral Cardoso in Público | 24 de fevereiro de 2021
Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Jornal Público

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,226,316