"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Jorge Sousa Braga vence Prémio Literário Fundação Inês de Castro

Assírio & Alvim felicita o autor pelo galardão atribuído ao livro de poesia A Matéria Escura e outros poemas. 


O poeta Jorge Sousa Braga acaba de ser distinguido com o Prémio Literário Fundação Inês de Castro 2020, com A Matéria Escura e outros poemas, obra que marcou o fim de um longo interregno após a publicação de O Novíssimo Testamento e outros poemas, em 2012. O Prémio Literário Fundação Inês de Castro é um prémio anual cujo objectivo é distinguir obras publicadas sobre motivos do mito inesiano, podendo abranger temas tão amplos como a paixão, a vingança, a tragédia, a razão de Estado ou outros aspetos da representação histórico cultural portuguesa.

«Singularizado pelo núcleo de onze poemas cósmicos e sua longa litania de abertura, depois acolitados por outros poemas de motivos científicos, entre o espanto e o alarme de "Tanta conexão / E tanta solidão" ("O Cérebro"), o livro não abdica da pluralidade temática, com altos momentos poéticos em "Mulheres e árvores" ou em "A Última Ceia" e seu extraordinário Ecce Homo de piedade reversa perante a humanidade de um Cristo carregando a sua e nossa "cruz quotidiana"», afirmou José Carlos Seabra, o presidente do júri também composto por Isabel Pires de Lima, Pedro Mexia e António Carlos Cortez.

Jorge Sousa Braga, natural de Cervães, Vila Verde (Braga), «é autor de uma vasta obra poética e, para além da sua singular criação lírica, tem-se destacado no campo da literatura infantojuvenil e como tradutor e/ou organizador em várias antologias», salientou a Fundação Inês de Castro. Com A Matéria Escura e outros poemas conquistou o galardão para Melhor Livro de Poesia, nos Prémios Autores 2021, atribuídos pela Sociedade Portuguesa de Autores (SPA).

A entrega do Prémio realizar-se-á no dia 9 de abril, na Quinta das Lágrimas, em Coimbra. 

SOBRE O LIVRO
A Matéria Escura e outros poemas
Título: A Matéria Escura e outros poemas
Autor: Jorge Sousa Braga
N.º de Páginas: 72
PVP: 13,30 €
Coleção: Poesia Inédita Portuguesa

Ver primeiras páginas 

SOBRE O AUTOR
Jorge Sousa Braga
Nasceu em Cervães, Vila Verde, em 1957. Concluiu o curso de Medicina da Universidade do Porto em 1981, com a especialidade de Obstetrícia/Ginecologia. Iniciou a sua carreira profissional no Hospital de Santo António, no Porto, cidade onde vive há largos anos, tendo vindo a trabalhar na consulta de casos de esterilidade/infertilidade. Autor de uma vasta obra poética, iniciada em 1981, tem participado igualmente em numerosas antologias, como organizador e/ou tradutor. A escrita de livros infantis é outro dos seus talentos. O seu Herbário (2014) foi distinguido com o Grande Prémio Gulbenkian de Literatura Infantil.
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,216,496