"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Candidaturas a apoios da Gulbenkian à criação artística a decorrer até abril

Foto: Miguel Madeira/Arquivo


As candidaturas estão abertas até 29 de abril e podem concorrer “artistas nacionais ou estrangeiros, que trabalhem em Portugal, e instituições de produção artística privadas portuguesas sem fins lucrativos”.

“Os apoios da Fundação Calouste Gulbenkian serão concedidos a projetos de criação artística de caráter inovador nas áreas de artes performativas - coreografia (dança) e encenação (teatro/ópera) -, artes visuais (desenho, escultura, fotografia, performance, pintura e vídeo) e cinema (realização)”, lê-se num comunicado.

As candidaturas estão abertas até 29 de abril e podem concorrer “artistas nacionais ou estrangeiros, que trabalhem em Portugal, e instituições de produção artística privadas portuguesas sem fins lucrativos”.

Os apoios serão atribuídos “num patamar de até 10 mil euros para artistas e de 20 mil euros para instituições de produção artística”.

Os projetos escolhidos devem ser executados entre 15 de junho deste ano e 30 de novembro de 2024, “devendo prever uma apresentação pública, que pode ser complementada com atividade difundida através de meios digitais”.

Também até 29 de abril, decorrem as candidaturas ao apoio à realização de exposições de artistas portugueses em França, através da delegação da Fundação Calouste Gulbenkian em Paris.

A Fundação Calouste Gulbenkian tem ainda a decorrer as candidaturas ao Apoio à Circulação Internacional nas Artes Performativas, Visuais e Cinema, “que contempla a deslocação de artistas para a apresentação de obras visuais e cinematográficas ou espetáculos em contextos internacionais de referência, assim como a deslocação de criadores estrangeiros que estejam a trabalhar em Portugal”.

Neste caso, as candidaturas, “dirigidas a pessoas coletivas sem fins lucrativos com sede em Portugal ou pessoas singulares com domicílio fiscal em Portugal”, estão abertas até 30 de novembro.


por Lusa e Público | 2 de março de 2022
Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Jornal Público

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,173,139