"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Festival de Caminhadas no Gerês: a descoberta passo a passo do património natural

O festival que celebra as andanças pelo Gerês volta a 26 e 27 de março com uma série de passeios guiados.

No Gerês há passeios para admirar as vistas e os garranos_Adriano Miranda Pelas Levadas dos Moinhos_Gerês Viver Turismo Montes Abades_Gerês Viver Turismo


O Festival de Caminhadas no Gerês prepara-se para celebrar a sua 9.ª edição, um evento que centraliza uma série de caminhadas, para todos os níveis, e que lembra que ao longo do ano há mais de uma centena de visitas guiadas programadas.

Marcado para os dias 26 e 27 de março, vai focar-se em “percorrer trilhos na envolvente da aldeia de Campo dos Abades - Santa Isabel do Monte”. Uma área, sublinha a organização, “cujo património natural e paisagístico é de inegável valor”.

Organizado pela associação Gerês Viver Turismo e com o apoio da câmara de Terras de Bouro, tem a participação de seis empresas de animação turística que operam no Gerês. A mais-valia é que os seus “profissionais são profundamente conhecedores do território”.

Tanto no sábado como no domingo haverá três caminhadas guiadas. Os trilhos propostos são circulares e pensados para cada nível de dificuldade: de fácil a difícil. Cada um sabe das suas pernas, portanto há que escolher bem. O certo é que, para retemperar forças, no final de cada manhã de caminhadas há caldo no pote, o caldo minhoto tradicional feito em pote de ferro e posto ao lume numa fogueira de lenha. Brinde: os caminhantes poderão ficar com a malga do caldo como recordação.

Conforme os trilhos escolhidos (com inscrições até às 12h de 22 de março, que podem fechar antes caso se atinja o número máximo de inscrições), o passeio poderá ir pelos “ancestrais caminhos rurais do Lugar de Montes Abades”, visitar Rebordochão e Ventoselo, fazer parte da Levada dos Moinhos, subir à Aldeia da Serra, ir por caminhos rurais e de pastores, serpentear por aldeias de montanha, conhecer e Serra de Santa Isabel e espreitar o miradouro de São Bento, até cumprimentar ao longe manadas de Garranos Selvagens.

Para escolher e reservar (caso não esteja num dos hotéis parceiros da iniciativa, se estiver deve inscrever-se no mesmo) tem toda a informação no site. “A inscrição inclui seguro e serviço de guia”.

Cada pessoa pode efetuar a inscrição em dois trilhos (um no sábado, um no domingo). É grátis para quem ficar alojado nas cerca de 30 instalações hoteleiras aderentes; caso contrário, fica por 10€ para um dia, 15€ para os dois dias.

O “objetivo principal” do festival, lembra a Associação Gerês Viver Turismo, é a “promoção do Gerês enquanto destino turístico com condições ímpares para a prática de atividades de lazer na Natureza”, mas sem esquecer a “sensibilização para a preservação da Natureza” e a prática das “atividades em montanha de forma segura e responsável”.


por Fugas in Público | 1 de março de 2022
Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Jornal Público

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,226,067