"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Bolsa Amélia Rey Colaço abre candidaturas para a sua 5ª edição

O Teatro Nacional D. Maria II (Lisboa), A Oficina (Guimarães), O Espaço do Tempo (Montemor-o-Novo) e o Teatro Viriato (Viseu) voltam a associar-se para apoiar a produção de espetáculos de jovens artistas e companhias emergentes, através da Bolsa Amélia Rey Colaço. As candidaturas para a 5ª edição desta bolsa de criação já estão abertas e estendem-se até dia 13 de abril.


Criada em 2018, em homenagem à atriz e encenadora Amélia Rey Colaço, pelo seu importante papel na História do Teatro Português, esta bolsa realiza-se pelo 5º ano consecutivo e tem como objetivo promover a renovação da criação teatral portuguesa. Atribuída anualmente, a Bolsa Amélia Rey Colaço pretende contribuir para um aumento do acesso de jovens artistas e novas companhias de teatro a meios de produção fundamentais e a espaço de pesquisa, permitindo-lhes consolidar o seu corpo de trabalho.

Com um montante pecuniário de 22.000€, a Bolsa Amélia Rey Colaço destina-se a apoiar a produção do projeto vencedor que, nesta edição de 2022, terá ainda acesso a cinco residências artísticas e verá o seu espetáculo ser apresentado nos quatro espaços parceiros da bolsa. A estreia do projeto vencedor acontecerá a 12 de maio de 2023, n’O Espaço do Tempo, em Montemor-o-Novo, seguindo-se depois uma digressão que passará pelo Teatro Nacional D. Maria II, pelo Teatro Viriato e pel’A Oficina, em maio e junho do mesmo ano.

O período de candidaturas para a 5ª edição da Bolsa Amélia Rey Colaço decorre de até dia 13 de abril de 2022, podendo candidatar-se criadores nacionais e estrangeiros residentes em Portugal que, em nome individual ou coletivo, tenham assinado um máximo de cinco encenações ou criações. O anúncio do projeto vencedor será feito a 3 de junho de 2022 e a escolha estará a cargo de um júri composto pelos diretores artísticos dos quatro teatros parceiros desta bolsa.

Em quatro anos consecutivos, a Bolsa Amélia Rey Colaço apoiou já a criação de quatro espetáculos de jovens artistas: Parlamento Elefante, de Eduardo Molina, João Pedro Leal e Marco Mendonça (2018), Aurora Negra, de Cleo Diára, Isabél Zuaa e Nádia Yracema (2019), Ainda estou aqui, de Tiago Lima (2020) e Another Rose, de Sofia Santos Silva, espetáculo vencedor da edição de 2021, que estreia em junho deste ano e será apresentado no D. Maria II de 30 de junho a 10 de julho.

Mais informações e candidaturas para a 5ª edição da Bolsa Amélia Rey Colaço aqui.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,208,897