"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Herbário, de José Guardado Moreira

A Porto Editora publica Herbário, de José Guardado Moreira. Este é o 20.º volume da coleção de poesia elogio da sombra, coordenada por Valter Hugo Mãe.


Esta obra "é uma escuta da terra, exercício telúrico que coloca o humano diante do advento imparável, paulatino e culto, da Natureza". Marcado pela atenção e pelo detalhe subtil de José Guardado Moreira, "Herbário é mais do que elogio ao funcionamento poderoso das coisas naturais, é uma aspiração à harmonia, à inclusão do humano nesse universo do qual, por prepotência suicida, tantas vezes tendemos a querer vermo-nos excluídos".

José Guardado Moreira colabora há quatro décadas com a imprensa nacional, escrevendo sobre livros. É autor de oito livros de poesia (entre os quais se inclui Herbário) e, em 1985, recebeu Prémio de Teatro da APE/Rádio Comercial.

SOBRE O LIVRO
Herbário
Esta é uma escuta da terra, exercício telúrico que coloca o humano diante do advento imparável, paulatino e culto, da Natureza.
José Guardado Moreira foi sempre poeta de detalhe subtil, atento, feito de uma delicadeza que lhe confere uma especial condição que eu diria ser marcada pelo gentil e pela inteligência de reparar.
Este Herbário é mais do que elogio ao funcionamento poderoso das coisas naturais, é uma aspiração à harmonia, à inclusão do humano nesse universo do qual, por prepotência suicida, tantas vezes tendemos a querer vermo-nos excluídos.
Não creio que seja por força nostálgica que se escreve assim. É, acima de tudo, resistência. Uma lucidez que reclama para a grandeza de existir a completude que só é possível através do respeito pelos ciclos fundamentais da vida.

por Valter Hugo Mãe 

Título:
Herbário
Autor: José Guardado Moreira
Páginas: 120
PVP: 14,40€
Coleção: elogio da sombra 

SOBRE O AUTOR
José Guardado Moreira
Nasceu a 1952, em Castelo Branco. É licenciado em Antropologia e colabora há quatro décadas na imprensa, escrevendo sobre livros.
Publicou os seguintes títulos de poesia: Os Primeiros Anos (Caminho, 1990), Ouro (Caminho, 1993), Fulgor (A Mar Arte, 1996), Profecia (Presença, 1996), Epopeia (A Mar Arte, 1999), Antes do Mundo (Alma Azul, 2002), O Jardim Perfeito (Alma Azul, 2005). Publicou ainda ficção — A Sombra do Vento (Quetzal, 1990) —, teatro — Trakhoma-Farol (Cena Actual, 1996) —, ensaio — Dar a Ler (Círculo de Leitores, 2004) — e um álbum — Aeroporto de Lisboa (Inapa, 1992 e 2002).
Em 1985, recebeu o Prémio de Teatro da APE/Rádio Comercial. 
Agenda
Exposições

Reparar/Repair

Hangar - Centro de Investigação Artística 28 Mar a 11 Mai 2024

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para "UMA VIDA NO TEATRO"

Em parceria com o Teatro Aberto, assinalamos o Dia Mundial do Teatro com a oferta de convites duplos para a nova produção, de David Mamet, com encenação de Cleia Almeida. Os convites serão válidos para a sessão de dia 29 de março (sexta-feira) às 21h30. Participe e... boa sorte!

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A MINHA FADA TRAQUINA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia de uma divertida animação sobre o poder da amizade!  As sessões de antestreia terão lugar no dia 30 de março (sábado) às 10h30, nos cinemas Alegro Sintra, Mira Maia e Espaço Guimarães. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
89,897,908