"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Campanha de mar do projeto "Water World2 no sítio arqueológico subaquático Arade 23

No sítio arqueológico subaquático Arade 23, localizado entre Portimão e Lagoa, teve início uma campanha de mar do projeto Water World, financiado pelo Programa Cultura do Mecanismo Financeiro EEA Grants e operacionalizado em Portugal pelo Centro Nacional de Arqueologia Náutica e Subaquática (CNANS/DGPC).


Até ao próximo dia 1 de abril, os técnicos do CNANS/Direção-Geral do Património Cultural, em parceria com o Museu Marítimo da Noruega (Norsk Maritimt Museum) vão aplicar e desenvolver metodologias de fotogrametria subaquática georreferenciada em contexto de um naufrágio datável do séc. XIX.

Esta campanha enquadra-se no programa de relações bilaterais do projeto Water World e tem por objetivo articular as metodologias de fotogrametria utilizadas pelos parceiros do Estado doador (Noruega) e de Portugal. O Projeto Water World, desenvolve trabalhos de arqueologia, conservação e divulgação do Património Arqueológico Náutico e Subaquático.

A ação envolve a colaboração de entidades locais, nomeadamente das Câmaras Municipais de Portimão e de Lagoa, e conta também com a participação de especialistas do CHAM - Centro de Humanidades da Universidade Nova de Lisboa.

Museu de Portimão como base de apoio

De referir que, esta campanha tem o Museu de Portimão como base de apoio logístico, ao colaborar na cedência de equipamentos de mergulho, no apoio topográfico e dos espaços do museu, nomeadamente da Oficina de Conservação e Restauro.

O projeto Water World visa a capacitação do CNANS da DGPC através do desenvolvimento de metodologias de registo, úteis para a monitorização e disseminação do património cultural subaquático, tendo como base a experiência prévia das instituições envolvidas.

Orçado em 995.000 euros provenientes do Mecanismo Financeiro EEA Grants, os objetivos do Water World são a salvaguarda, proteção, conservação, monitorização e disseminação de bens culturais arqueológicos nacionais provenientes de ambientes saturados de água. Trata-se de um projeto a desenvolver em quatro anos, promovido pela DGPC/CNANS em parceria com o Norsk Maritimt Museum.

Sobre o mecanismo financeiro EEA Grants

O Espaço Económico Europeu (EEA) é composto pelos Estados-Membros da União Europeia e 3 países da Associação Europeia de Comércio Livre (EFTA), Islândia, Liechtenstein e Noruega.

A DGPC é o operador do programa Cultura, tendo como parceiro a Direção-Geral das Artes. O Programa Cultura apoia projetos de desenvolvimento social e económico através da cooperação, do empreendedorismo e da gestão cultural.

Agenda
Passeios e Visitas

Pernas Pr'Andar

Centro Ciência Viva do Lousal 29 Mar 2024  |  10h30

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para "UMA VIDA NO TEATRO"

Em parceria com o Teatro Aberto, assinalamos o Dia Mundial do Teatro com a oferta de convites duplos para a nova produção, de David Mamet, com encenação de Cleia Almeida. Os convites serão válidos para a sessão de dia 29 de março (sexta-feira) às 21h30. Participe e... boa sorte!

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A MINHA FADA TRAQUINA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia de uma divertida animação sobre o poder da amizade!  As sessões de antestreia terão lugar no dia 30 de março (sábado) às 10h30, nos cinemas Alegro Sintra, Mira Maia e Espaço Guimarães. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
89,967,239