"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Projeto solidário Ucrânia: P55.ART une-se a artista Ana Aragão

“A dream we dream together” de Ana Aragão encontra-se agora à venda na P55.ART pelo valor de 220€ e as receitas revertem na totalidade para a Polish Red Cross e SOS Children Villages, duas associações que ajudam as crianças nas áreas devastadas pelos conflitos. 


Sobre este projeto a artista visual afirma: «Parte do meu trabalho é imaginar aquilo que não conheço, a outra parte construir utopias/distopias. Este é o momento de construir Utopias. A utopia de um território livre de ameaças, onde o colorido bairro “Comfort Town” se transforma na base da luminosa Catedral de Santa Sofia, o primeiro monumento ucraniano a entrar na lista do Património Mundial da UNESCO. Esta é uma imagem de luz e de paz, um manifesto pela resistência brava de todos aqueles que não se conseguem conformar perante tragédias humanas. Que todos os que fogem possam encontrar uma nova "comfort town".» 

A Cruz Vermelha polaca tem monitorizado a situação de forma permanente. Jerzy Bisek, presidente da Cruz Vermelha polaca, afirmou: Estamos a lançar uma campanha de angariação de fundos para ajudar as vítimas da guerra na Ucrânia. Todas as nossas ações serão coordenadas com as atividades da Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho, do Comitê da Cruz Vermelha e da Cruz Vermelha Ucraniana.

SOS Children Villages é um programa que está a operar em dois locais — na região de Kiev e na região de Lugansk. Desde o início do conflito, este programa já apoiou quase 80.000 crianças prestando, nomeadamente, assistência psicológica, assistência médica, transporte, alimentação e segurança. Estas associações pedem apoio para conseguirem ajudar diretamente as crianças abandonadas e famílias adotivas na Ucrânia, afirmando que «nenhuma criança deve adormecer e acordar com medo de sua própria vida!»

A artista portuguesa Ana Aragão dedica-se exclusivamente ao desenho, explorando a temática dos imaginários urbanos e da arquitetura em papel. Alguns dos seus projetos recentes incluem a participação na Representação Portuguesa na edição de 2014 da Bienal de Veneza.            

Agenda
Ver mais eventos
Visitas
67,710,555