"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Independência de Angola

José Severino, Presidente da Associação Industrial de Angola, publica livro de memórias.


Aos 81 anos, José Severino, Presidente da Associação Industrial de Angola, que alguns conhecem por «Pacaça» ou por «Dinho», publica Batalhas, Peripécias e Economia num Recanto de Angola, um livro de memórias da Benguela dos anos 60 e 70, que cruza as estórias dos angolanos, com a história de Angola, desde as primeiras ações independentistas, em 1961, à Independência de Angola, em 1975. Batalhas, Peripécias e Economia num Recanto de Angola chega à rede livreira nacional, com a chancela da Guerra e Paz Editores.

Uma história «sem qualquer pretensão cronológica» e sem os sangrentos detalhes da Guerra Colonial, em Benguela, «suavizados com estórias e testemunhos de combatentes». Esta é a proposta de José Severino, Presidente da Associação Industrial de Angola e Conselheiro Económico do Presidente da República de Angola, João Lourenço, em Batalhas, Peripécias e Economia num Recanto de Angola: um livro de memórias que nos traz as peripécias e vivências de homens e mulheres durante um longo período da história de Angola, desde 1961, com as primeiras ações independentistas, à Independência de Angola, no dia 11 de novembro de 1975.

Abrangendo o período de organização do MPLA e a invasão de Angola pela Frente Sul nos meses anteriores à Independência, o livro dá-nos um olhar sobre as movimentações políticas em torno da luta pela libertação nacional, sem esquecer os pequenos apontamentos pitorescos da vida em Benguela naquela época: «Na instrução, a única arma com que se lidava era aprender a preparar cocktails molotov usando garrafas de cerveja Cuca, a chamada baixinha, cheias com gasoil e um pavio.»

Um contributo, diz o autor, «para que os de hoje e os de amanhã não se sintam marginalizados, mas talvez ansiosos por conhecer o passado», Batalhas, Peripécias e Economia num Recanto de Angola.

Batalhas, Peripécias e Economia num Recanto de Angola
José Severino
Não-Ficção / História
232 páginas · 15x23 · 16 €
Nas livrarias a 22 de março de 2022

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,183,482