"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

A Monstra regressa às salas e traz 400 filmes de 46 países

Entre esta quarta-feira e dia 27, o festival de animação de Lisboa mostra a sensação Flee e estreia uma das melhores curtas portuguesas recentes, O Homem do Lixo.

"O Homem do Lixo", de Laura Gonçalves e uma das melhores curtas portuguesas dos últimos anos Filme de abertura da Monstra é "Belle", a nova longa-metragem do mestre japonês Mamoru Hosoda "O Teu Nome É", de Paulo Patrício "Flee – A Fuga", de Jonas Poher Rasmussen, nomeado para três Óscares da Academia


É esta quarta-feira que a Monstra se solta por Lisboa. A 21.ª edição do Festival de Animação de Lisboa abre oficialmente às 19h30 no cinema São Jorge com Belle, a nova longa-metragem do mestre japonês Mamoru Hosoda, onde a linguagem tradicional do anime encontra o novo mundo das redes sociais. O filme, que tem estreia comercial já esta quinta-feira, pode também servir de “norte” para um festival que se viu obrigado a navegar pelas águas virtuais com a pandemia na sua edição de aniversário, em 2020, e que este ano usa como tema o contraste analógico/digital. Até ao próximo dia 27, o festival ocupa os cinemas São Jorge e Cinema City Alvalade e a Cinemateca Portuguesa (Palácio Foz e Barata Salgueiro), prolongando-se numa dezena de exposições por vários espaços da capital.

Belle não é a única longa-metragem “de peso” a merecer ante-estreia no festival: também Flee – A Fuga, de Jonas Poher Rasmussen, nomeado para três Óscares da Academia, será mostrado no festival em antecipação à estreia portuguesa a 7 de abril (Cinema City Alvalade, quinta-feira 17, às 20h). Já vencedor dos Prémios Europeus de Cinema para melhor documentário e melhor longa-metragem de animação, Flee trabalha e transfigura, à imagem de Valsa com Bashir de Ari Folman, uma vivência pessoal – no caso, a de um refugiado afegão na Dinamarca, amigo de infância do realizador. É mais uma prova de que, ao contrário do que a “avalanche” de títulos que chegam semanalmente às salas, o cinema de animação não se destina só aos miúdos.

Prova maior disso são os dez títulos escalados para a Competição SPA Vasco Granja de curtas-metragens portuguesas (sexta-feira 25 às 22h no São Jorge), onde a animação é tratada como um espaço de exploração formal e narrativo. É uma coleção heterogénea de títulos onde reencontramos O Teu Nome É, de Paulo Patrício, que descobrimos no Curtas Vila do Conde de 2020 mas onde se destacam, desde logo, duas curtas em estreia. Uma é A Boneca de Kafka, do português radicado em Barcelona Bruno Simões, tocante fantasia animada por computador à volta dos últimos dias do autor de A Metamorfose, a que o malogrado Filipe Duarte (que morreu em 2020, com 46 anos) dá voz.

A outra é uma das melhores curtas portuguesas dos últimos anos: O Homem do Lixo, de Laura Gonçalves, co-autora do belíssimo Água Mole (que esteve na Quinzena dos Realizadores de Cannes em 2017) e que prolonga aqui o método de construir a imagem a partir de gravações de som. O que daqui sai é um comovente exercício de história oral à mesa de uma reunião familiar, que invoca o “fantasma” de um tio já falecido com uma delicadeza ao mesmo tempo lúdica e táctil.

400 filmes, 46 países

Homenageando o icónico divulgador da animação mundial na televisão, a competição SPA Vasco Grança não é o único concurso do festival, que premeia ainda longas-metragens, curtas-metragens, curtas de estudantes, Curtíssimas (máximo de dois minutos de duração) e Monstrinha (filmes para crianças e famílias). A programação 2022 dá especial destaque ao cinema de animação búlgaro, exibindo 80 filmes entre os quais, em estreia mundial, a longa To Put It Mildly de Anri Koulev, realizador que estará presente em Lisboa. Ao todo, o festival exibe 400 filmes de 46 países.

Em paralelo, a Monstra organiza nada menos do que uma dezena de exposições, valendo a pena falar do olhar sobre os bastidores de rodagem da longa em stop-motion de Nuno Beato Os Demónios do Meu Avô, Do Outro Lado da Câmara (patente desde fevereiro no Museu da Marioneta), e para as efemérides dos dez anos do estúdio BAP (na Sociedade Nacional de Belas-Artes) e dos 30 anos da produtora Animanostra (Galeria de Santa Maria Maior).

A programação completa da Monstra pode ser consultada quer no site oficial do festival em www.monstrafestival.com, quer através da app para telemóveis disponível para sistemas Android e iOS.


por Jorge Mourinha in Público | 16 de março de 2022
Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Jornal Público 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! 

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário". Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
90,923,691