"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Portugal na Europa das Luzes l História de Portugal VII

Novo volume da História de Portugal, de António Borges Coelho chega às livrarias.


Sebastião José de Carvalho e Melo, futuro marquês de Pombal, foi o ministro. Autodidata, dotado de «grande energia e conhecimentos administrativos», deixou um largo rasto de leis, de alvarás, de pareceres, de escritos de programa e de propaganda. A preparação política, ideológica e algumas artes de mercador, que usou na contabilidade das receitas e das despesas da grande Casa que construiu, consolidou-a nos anos de diplomata em Londres (1738-1745) e em Viena de Áustria (1745-1749).

Em Londres comprou livros dos principais filósofos das Luzes e acompanhou de perto o Parlamento, o Governo, a Royal Society e a atividade da Companhia das Índias. Em Viena celebrou o honrado casamento com a condessa D. Eleanor Daun, conviveu com fidalgos iluminados e acompanhou as diferenças que opuseram a imperatriz Maria Teresa de Áustria ao papado e aos jesuítas.

Sobre o autor
António Borges Coelho nasceu em Murça, Trás-os-Montes, em 1928. Professor catedrático jubilado da Faculdade de Letras de Lisboa, dedica-se à investigação no campo da História desde 1957. Com este volume conclui a edição da “História de Portugal”. Agraciado com a Ordem de Santiago e com a Ordem da Liberdade. Recebeu em 2018 o prémio Universidade de Lisboa. A sua bibliografia inclui poesia, ficção, ensaio e teatro.

Ficha do Livro
Título: Portugal na Europa das Luzes – História de Portugal VII
Nº págs: 288
ISBN: 9789722131469
PVP C/ IVA: 18,90€
LeYa | Editorial Caminho

Agenda
Ver mais eventos
Visitas
67,690,751