"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Imagens do Cuidar

Documento histórico homenageia profissionais e doentes do Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central no combate contra a covid-19.


Mais do que números, são pessoas, são imagens, são fotografias de quem teve de lidar com o desconhecido, de quem viveu a pandemia por dentro. Imagens do Cuidar: O Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central e a covid-19 homenageia os profissionais de saúde, os doentes e os gestores hospitalares que travaram uma luta inesperada e sem precedentes contra a covid-19. Um documento histórico que reúne testemunhos de quem enfrentou, com risco e coragem, a maior crise sanitária do século, ilustrados pelas mais de 150 fotografias do fotojornalista Rodrigo Cabrita. Imagens do Cuidar: O Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central e a covid-19 chega à rede livreira nacional, numa edição Guerra e Paz, em parceria com o Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central e com o Grupo BEL.

A pandemia da covid-19 mudou as nossas vidas de forma repentina e, até hoje, nada voltou a ser o mesmo. Quem viveu a pandemia por dentro, nos corredores ou nas camas dos hospitais, encontrou um cenário de desespero, sofrimento físico e vontade de desistir, tendo de, com resiliência, superar a incerteza, o medo e a ausência que, lá fora, afligiam a maioria da sociedade.

Do dia zero da pandemia em Portugal, após a declaração da Organização Mundial da Saúde (OMS) de situação de emergência de saúde pública, até ao internamento dos primeiros casos graves passaram apenas 13 dias e ninguém estava preparado para esta nova e colossal ameaça. No Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central (CHULC), viveu-se a angústia de não se saber o que faria falta, o que uma estrutura hospitalar antiga poderia oferecer e como é que se podia dar conforto (físico e psicólogo) aos doentes e aos profissionais.

Dali à sobrelotação foi um passo e só a total entrega dos profissionais de saúde e dos gestores hospitalares minimizou danos e salvou vidas. Agora, a equipa do CHULC é homenageada no livro Imagens do Cuidar: O Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central e a covid-19, que inclui mais de 150 fotografias do fotojornalista Rodrigo Cabrita, eternizando assim os rostos, os gestos e as emoções daqueles que enfrentaram a maior crise sanitária do século.

Mais do que um álbum, o livro são os seus testemunhos, que sublinham a coragem de quem teve de criar um clima de trabalho agradável e sereno, de interajuda e de partilha de experiências, ao mesmo tempo que teve de manter a sua saúde mental e física e a saúde dos (muitíssimos) doentes que estavam a seu cargo.

Um documento histórico, Imagens do Cuidar: O Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central e a covid-19 dá-nos a ver a pandemia pelos olhos daqueles que a viveram por dentro. O livro chega à rede livreira nacional no próximo dia 22 de março de 2022, numa edição Guerra e Paz, com o apoio do Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central e do Grupo BEL, e poderá ainda ser encontrado no site oficial da editora.

Imagens do Cuidar: O Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central e a covid-19
Fotografias: Rodrigo Cabrita
Textos: Profissionais e doentes do CHULC
Não-Ficção / Álbum
256 páginas · 20x26 · 20€
Guerra e Paz, Editores

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,172,600