"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Atlas da Guerra Fria

Um livro fundamental para compreender o quadro geopolítico da atualidade.


Estruturou a vida internacional na segunda metade do século XX, apavorou profundamente as gerações que a viveram, com a ameaça da guerra nuclear, e continua, três décadas depois, a marcar o mundo. Compreender a Guerra Fria, um conflito global e multiforme, que dividiu a Europa e o mundo em dois blocos, entre 1947 e 1990, é compreender o mundo atual. Cientes desse facto, os historiadores franceses Sabine Dullin, Stanislas Jeannesson e Jérémie Tamiatto apresentam-nos o Atlas da Guerra Fria. Este é um livro fundamental para interpretar o passado e o presente da geopolítica internacional, com mais de 120 mapas e infografias, assinados pela cartógrafa Aurélie Boissière, os quais nos ajudam a traçar o retrato vivo do conflito que esteve à beira de degenerar na Terceira Guerra Mundial. A obra chega à rede livreira nacional dia 22 de março de 2022, numa edição Guerra e Paz, com tradução de Ivan Figueiras.  

Num momento em que os desafios contemporâneos das relações internacionais mostram quanto a Guerra Fria foi decisiva para o quadro geopolítico atual, os historiadores franceses Sabine Dullin, Stanislas Jeannesson e Jérémie Tamiatto apresentam-nos o Atlas da Guerra Fria – 1947-1990: Um Conflito Global e Multiforme, uma obra de divulgação histórica fundamental para responder a questões que ocupam os nossos dias: como chegámos aqui? Como é a que a Rússia, herdeira da gigante URSS, tem vindo a conviver com o seu desprestígio? Porque é que o Kremlin considera um ato de hostilidade a extensão da NATO à Europa Centro-Oriental? 

O livro, que agora é publicado em Portugal, está dividido em cinco principais períodos. As duas primeiras partes pretendem mostrar como o conflito Leste-Oeste, entre a democracia liberal dos Estados Unidos e o comunismo da União Soviética, gerado a partir da divisão da Alemanha, no pós-Segunda Guerra Mundial, degenerou numa Guerra Fria global. Um conflito ideológico e político inédito da História, que não acarretou nenhum confronto físico direto entre os seus principais oponentes, mas que precipitou conflitos armados periféricos, como a Guerra da Coreia e a Guerra do Vietname. 

A terceira parte é dedicada à apresentação das crises e das contestações, como a construção do Muro de Berlim, a crise de Cuba e o conflito israelo-árabe, mas também às resistências nos dois campos. Na quarta parte, os autores incidem sobre o degelo, a Détente e a dimensão cultural do conflito: a propaganda anti-imperialista da URSS, a rivalidade das agências espaciais e das competições desportivas e a disseminação do modo de vida ocidental. A quinta e última parte expõe a forma como a Guerra Fria chegou ao fim, com os desafios regionais da Guerra do Afeganistão, o desmantelamento do bloco comunista e o apaziguamento nuclear. 

É esta a génese que é explorada neste atlas, que conta com mais de 120 mapas e infografias assinados pela geógrafa e cartógrafa francesa Aurélie Boissière, os quais permitem uma maior inteligibilidade, dada a variedade dos terrenos e domínios da Guerra Fria e a complexidade das suas geografias: da Coreia a Cuba, do Afeganistão a Angola. É-nos ainda traçado um quadro atual, no qual os autores sublinham a influência «muito além do poder real» de Vladimir Putin, baseada nas redes diplomáticas da antiga URRS, e a incapacidade da Europa se emancipar da Aliança Atlântica. Provas de que o mundo atual não pode ser compreendido, em todos os pontos de vista, sem se ter em conta os 45 anos de tensões e conflitos pós-Segunda Guerra Mundial. 

Atlas da Guerra Fria – 1947-1990: Um Conflito Global e Multiforme chega às livrarias de todo o país no próximo dia 22 de março, numa edição Guerra e Paz, com tradução de Ivan Figueiras. O livro poderá ainda ser encomendado através do site oficial da editora. Este é o sétimo livro de uma coleção aclamada pelos leitores e pela crítica, que a Guerra e Paz iniciou com a publicação do Atlas Histórico de África, a que se seguiram o Atlas do Império Romano, o Atlas Histórico do Médio Oriente, o Atlas Histórico dos Estados Unidos da América, o  Atlas do Holocausto e o Atlas do Antigo Egipto  

Atlas da Guerra Fria – 1947-1990: Um Conflito Global e Multiforme 
Texto: Sabine Dullin, Stanislas Jeannesson e Jérémie Tamiatto
Cartografia: Aurélie Boissière
Não-Ficção / Atlas
176 páginas · 17x24,5 · 20,00 €

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para "UMA VIDA NO TEATRO"

Em parceria com o Teatro Aberto, assinalamos o Dia Mundial do Teatro com a oferta de convites duplos para a nova produção, de David Mamet, com encenação de Cleia Almeida. Os convites serão válidos para a sessão de dia 29 de março (sexta-feira) às 21h30. Participe e... boa sorte!

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A MINHA FADA TRAQUINA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia de uma divertida animação sobre o poder da amizade!  As sessões de antestreia terão lugar no dia 30 de março (sábado) às 10h30, nos cinemas Alegro Sintra, Mira Maia e Espaço Guimarães. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
89,927,066