"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Descansar não é um luxo, é uma atividade vital

A psicóloga Claudia Hammond revela os segredos d’ A Arte de Bem Descansar.


A Ideias de Ler faz chegar às livrarias de todo o país A Arte de Bem Descansar, de Claudia Hammond. A partir de um estudo sobre os hábitos de repouso de mais de 18 000 pessoas em 135 países, esta psicóloga britânica distingue os conceitos de sono e de descanso, identifica as 10 atividades consideradas como as mais repousantes e explica aos leitores como tirar o melhor partido delas.

A importância do sono de qualidade já é um tema presente no quotidiano de uma larga fatia da população, mas o descanso é algo diferente: não implica necessariamente dormir, nem o sono é obrigatoriamente uma garantia de descanso, mas a arte de bem descansar é o que permite regular o ritmo e garantir a energia necessária para o cumprimento das exigências do dia a dia.

Da extensa investigação em que Claudia Hammond participou, a descoberta mais relevante foi a de que a população mundial sofre de um défice de descanso. As práticas laborais, um estilo de vida que promove a hiperatividade e a tecnologia disponível são apontados como três dos fatores que mais contribuem para essa condição, funcionando simultaneamente como causa e consequência, pois o cansaço pode ter um impacto significativo nas capacidades cognitivas.

Além do diagnóstico e das causas, a equipa de investigadores descobriu e explica os benefícios associados às 10 atividades consideradas mais repousantes no estudo levado a cabo. Entre esta dezena é possível encontrar algumas surpresas: dormir não figura nesta seleção, mas sonhar acordado sim, e a atividade que aparece no topo da lista é a leitura.

OPINIÃO
Este livro apresenta dados recentes de investigação sobre como descansar mais e descansar melhor, para tirarmos o máximo proveito da vida. Lê-lo é, por si só, repousante.
Matt Haig

SOBRE O LIVRO

A Arte de Bem Descansar
Hoje em dia, associamos o prestígio a uma vida muito ocupada. Queremos estar sempre ativos, ter a agenda cheia, mas ao mesmo tempo sentimo-nos exaustos e não descansamos o suficiente.
Fala-se muito da importância da qualidade do sono, mas o descanso é algo diferente: é o que nos permite abrandar o ritmo, relaxar a mente e carregar as baterias do corpo.
Partindo de um estudo realizado em 135 países sobre os hábitos de descanso e baseado em investigação científica, este livro revela as dez atividades consideradas mais repousantes e explica como podemos tirar mais partido dos seus benefícios.
Saiba como descansar mais e melhor, porque o descanso não é um luxo, mas uma necessidade vital.

Ver primeiras páginas 

Título: A Arte de Bem Descansar
Autora: Claudia Hammond
Tradução: Joana Ferreira da Silva
Páginas: 272
PVP: 16,60€ 

SOBRE A AUTORA
Claudia Hammond
É licenciada em Psicologia pela Universidade de Sussex, no Reino Unido, e tem um mestrado em Psicologia para a saúde. É uma conferencista internacional e radialista premiada. No seu trabalho — através de livros, artigos publicados na imprensa, programas de rádio e televisão, podcasts ou eventos públicos — partilha a forma como a pesquisa científica na área da psicologia e da medicina pode ajudar-nos a viver melhor no dia a dia. 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,146,868