"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Bola de Sebo: obra maior de Guy de Maupassant

Um retrato da França do século xix, Bola de Sebo, obra maior de Guy Maupassant, expressa a revolta do escritor francês perante a injustiça, a torpe ingratidão e o avassalador egoísmo da boa sociedade vigente.


A novela, que inspirou a obra-prima de John Ford, Stagecoach, e a brilhante canção «Geni e o Zepelim», de Chico Buarque, chega a agora a Portugal, numa edição Clássicos Guerra e PazBola de Sebo poderá ser encontrada na rede livreira nacional, a partir do próximo dia 22 de março de 2022, e no site da Guerra e Paz Editores.

Uma obra-prima do naturalismo francês, Bola de Sebo, clássico de um dos maiores vultos da literatura francesa, Guy de Maupassant, é, por ínvios caminhos, uma apologia da dignidade humana.

No centro desta novela está uma personagem inocente e torpe que dá voz aos marginais: Élisabeth Rousset. A jovem de «vida fácil e virtude pouco recomendável» conhecida por Bola de Sebo, atravessa, em fuga, a Normandia, ocupada pelas tropas prussianas, numa carruagem em que também tentam escapar aos invasores: um casal de comerciantes, dois casais da burguesia e da nobreza, duas freiras e uma democrata.

Nesta viagem pela sobrevivência, repleta de sobressaltos, Bola de Sebo será o maior alvo da desconfiança, da indignação, da curiosidade, mas também da malícia e da hipocrisia dos nove compassageiros que se aconchegam e a torpedeiam na mesma diligência. Com pinceladas de crítica mordaz, Maupassant faz-nos um retrato de uma humanidade que tanto pode ser amável e generosa, como cínica e cruel.

Publicado pela primeira vez em 1880, Bola de Sebo tornou-se o conto de maior sucesso do autor e inspirou artistas de todo o mundo, figuras tão transversais no mundo da arte como James Joyce, John Ford ou Chico Buarque.

Agora, a obra chega a Portugal, numa nova edição Clássicos Guerra e Paz, traduzida por Pedro Barata Duarte e que inclui uma nota introdutória e Outros textos que nos ajudam a compreender melhor Bola de Sebo. O livro estará disponível a partir do próximo dia 22 de Março na rede livreira nacional e no site da editora. 

Bola de Sebo
Guy de Maupassant
Ficção / Literatura Estrangeira
88 páginas · 15x23 · 13 €

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,142,459