"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Luso Francês Philippe Mendes oferece obra de Fernão Gomes a Museu americano

O galerista luso-francês  Philippe Mendes foi nomeado board member do Hispanic Society Museum,  com sede em Nova Iorque, com o objetivo de promover a presença da arte portuguesa naquela instituição. Philippe Mendes doou já, entretanto, um desenho do pintor português maneirista Fernão Gomes, que faz agora parte do acervo daquele Museu.


O "Museu Espanhol" de Nova Iorque, como é vulgarmente conhecido, foi fundado em 1904 pelo filantropo americano Archer Milton Huntington para exibir e divulgar a arte, literatura e cultura de Espanha, Portugal, América Latina e Filipinas até o início do século XX. É considerado um dos melhores museus do mundo neste campo mas a presença portuguesa é praticamente inexistente.

Galerista em Paris e figura de referência dos meios artísticos europeus, o luso-francês Philippe Mendes - que já doou um Josefa D'Óbidos ao Louvre - vai agora ajudar a dar mais visibilidade a Portugal no Museu Hispânico da América.

Pequena nota biográfica

Philippe Mendes é luso-francês nascido já em Paris, estudou Direito na Sorbonne, e depois História da Arte. Foi quadro do Louvre, esteve em Roma vários anos a especializar-se em Pintura Italiana da Renascença. Atualmente dá aulas no Louvre e a sua Galeria Mendes, em Paris, tem procurado divulgar artistas portugueses. Organizou, por exemplo, uma grande exposição de Rui Chafes (de onde saíram duas obras para o Centro Pompidou) e vai inaugurar em breve a maior exposição já realizada do pintor português José Loureiro. Em 2016, o nome de Philippe Mendes foi falado por ter doado uma Josefa D'Óbidos ao Louvre para promover uma Sala Portuguesa, o que vai acontecer.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário".

Visitas
90,855,523