"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

O romance de um encontro

Porto Editora publica O Maestro e a Infanta, de Alberto Riva, um romance histórico tendo como pano de fundo a paixão musical que uniu um compositor italiano e uma princesa portuguesa.


Quando Domenico Scarlatti e Maria Bárbara de Bragança se encontraram pela primeira vez, em 1720, ele era um jovem e ela uma criança. Nunca mais se separaram. Em O Maestro e a Infanta, Alberto Riva evoca não só um período de guerras, intrigas entre casas reais e conspirações, mas também a terna ligação entre estes dois amantes de música, estas duas almas em busca do seu destino. Desta amizade de 38 anos nasceram 555 belas sonatas – «um monumento à história da música», nas palavras do autor –, que mais não eram do que os exercícios do professor para a sua pupila, a expressão em notas musicais da magia desse encontro.

O livro já se encontra em pré-venda.

Descubra o livro nas palavras do autor:


 

SOBRE O LIVRO

O Maestro e a Infanta
Graças ao nascimento de Maria Bárbara de Bragança levantaram-se as paredes do Convento de Mafra. Mas a história da filha de D. João V vai muito além da conhecida promessa régia. Infanta de Portugal, casou por procuração com o herdeiro do trono espanhol e veio a ser Princesa de Astúrias e Rainha de Espanha. Nascida na luxuosa corte portuguesa, rodeada das riquezas que o ouro do Brasil ainda podia pagar, Maria Bárbara recebe uma educação privilegiada. Além de aprender vários idiomas, é discípula de um jovem compositor italiano que chegara a Lisboa em 1720. A Domenico Scarlatti, homem gentil embora pouco seguro do seu talento, cabe assegurar a educação musical da infanta, de cujos dotes artísticos o rei duvida. As suas sonatas, tocadas mais tarde pelos maiores pianistas, começaram por ser exercícios destinados à filha do rei português. E quando esta parte para Madrid para se juntar ao marido, o compositor acompanha-a, mantendo-se junto dela até ao fim dos seus dias. Mais do que a relação entre mestre e aprendiz, une-os já uma amizade a que só a morte de um deles põe fim. 

Título: O Maestro e a Infanta
Autor: Alberto Riva
Tradução: José Colaço Barreiros
Páginas: 272
PVP: 16,60€

Ver primeiras páginas 

CRÍTICA DE IMPRENSA

«Um belo romance, é preciso dizê-lo, no qual o fresco histórico, desenhado por uma mão talentosa e subtil, é o pano de fundo para uma paixão: a musical, verdadeiramente irreprimível.»
Il Corriere della Sera

«Uma escrita elegante e profunda.»
The Huffington Post

«Riva compõe este livro com uma precisão quase geométrica.»
L’Osservatore Romano

«As personagens são verdadeiros companheiros de viagem para o leitor.»
L’Eco di Bergamo

«Um exercício que só um narrador com vasta experiência tanto em música como em literatura nos pode fazer ouvir.»
L’Immaginazione

SOBRE O AUTOR

Alberto Riva
É um escritor e jornalista italiano, autor, entre outros, de Sete e Tristezza per favore vai via. Com Enrico Rava (um dos mais importantes músicos de jazz em Itália) escreveu Note Necessarie e com Stefano Bollani (pianista de jazz) Parliamo di musica e Il monello, il guru, l'alchimista e altre storie di musicisti. Colabora com a Internazionale e escreve para a revista semanal do jornal italiano La Repubblica (Il Venerdí), sobre Cultura. Vive em Milão. 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,200,347