"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Festas Galantes: edição especial e única da obra de Paul Verlaine

A sedução, a frivolidade de pendor erótico e a ambiguidade dos sentimentos amorosos foram explorados como ninguém pelo poeta francês Paul Verlaine em Festas Galantes.


Publicada pela primeira vez em 1869, a obra teve uma rara edição de bibliófilo em 1928, de apenas 25 exemplares numerados, com 23 ilustrações de George Barbier. Praticamente um século depois, essa edição é retomada em Portugal, a partir de um cuidadoso trabalho de recuperação das ilustrações. Festas Galantes é uma edição Guerra e Paz, com tradução do poeta João Moita e o alto patrocínio da Fundação Calouste Gulbenkian. Esta edição especial está disponível na rede livreira nacional e no site da Guerra e Paz Editores.

Em Festas Galantes, livro publicado pela primeira vez em 1869, Paul Verlaine, uma das principais figuras do simbolismo francês, explorou temas como a sedução e a frivolidade de pendor erótico, bem como a ambiguidade dos sentimentos amorosos, que oscilam entre a euforia e o desalento.

O tema das festas galantes – evocativo dos ambientes Setecentistas de Watteau, Boucher ou Fragonard – viria a ser reinterpretado numa rara edição de bibliófilo, em 1928, por George Barbier, ilustrador de revistas de moda e desenhador para o teatro e o cinema, que o atualizou segundo a gramática déco, mas tendo sempre presente a expressão poética de Verlaine. Imbuído por uma beleza idealizada, o ilustrador não deixou de citar os aspetos mais libertinos e sedutores das personagens, bem como o excesso e o humor característicos da commedia dell’arte.

O primeiro exemplar dessa edição numerada, de apenas 25 exemplares, que inclui 23 aguarelas (20 de página inteira e 3 vinhetas) concebidas por George Barbier, viria, anos mais tarde, a ser adquirido em Paris pelo colecionador Calouste Gulbenkian, que o incluiu no seu espólio.

Agora, praticamente um século depois da sua publicação, o exemplar n.º 1 da edição com as ilustrações de George Barbier serve de base para a publicação da obra em Portugal, numa edição da Guerra e Paz, com o alto apoio da Fundação Calouste Gulbenkian, que inclui os 22 poemas originais em francês, uma tradução cuidada para português do poeta João Moita, uma reprodução das aguarelas originais, um texto do escritor austríaco Stefan Zweig sobre a obra e uma nota prévia de João Carvalho Dias, diretor adjunto do Museu Calouste Gulbenkian.

Esta edição especial de Festas Galantes estará disponível, a partir de amanhã, dia 22 de Março, na rede livreira nacional e no site da Guerra e Paz Editores. 

Festas Galantes
Paul Verlaine
Ficção / Poesia
128 páginas · 16,5x24,5 · 17 €

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário".

Visitas
90,802,277