"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Centro de Arte Contemporânea Graça Morais integra a RPAC - Norte

O Centro de Arte Contemporânea Graça Morais é um dos 13 Museus e Centros de Arte e de Arquitetura Contemporânea da Região Norte que integra a RPAC – Norte (Rede Portuguesa de Arte Contemporânea).


A RPAC – Norte é uma iniciativa, cofinanciada por fundos comunitários, promovida pela Direção Regional de Cultura do Norte, com o apoio da Turismo do Porto e Norte de Portugal, das entidades envolvidas e das autarquias de cada concelho, nomeadamente a de Bragança, com o objetivo de valorizar os destinos turísticos de Trás-os-Montes, Porto, Douro e Minho.

A RPAC – Norte pretende, assim, dar a conhecer mais de 11 mil obras de arte nas 11 cidades que acolhem os 13 Museus e Centros de Arte e de Arquitetura Contemporânea do Norte do País.

Neste mês de março, decorreram já visitas técnicas aos 13 equipamentos, com o objetivo de conhecer a arquitetura dos próprios espaços, bem como as obras de arte que acolhem.

Atualmente, estão em curso ações de recolha de imagens e de informação, com vista à preparação de conteúdos de comunicação e de promoção da RPAC – Norte e da criação do website www.rpacnorte.pt, onde estarão reunidas todas as iniciativas associadas ao projeto, apresentado na BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa.

Ao promover o turismo na Região Norte, a partir dos 13 Museus e Centros de Arte e de Arquitetura Contemporânea, a Rede integra, também, um conjunto de atores locais (como estabelecimentos de restauração e alojamento), para que os turistas e visitantes tenham ao seu dispor um roteiro completo.

Além do Centro de Arte Contemporânea Graça Morais, em Bragança, estão mais 12 entidades envolvidas na RPAC – Norte: Casa do Design e a Casa da Arquitectura, em Matosinhos; o Museu Bienal de Cerveira, em Vila Nova de Cerveira; a Fundação Serralves e o Instituto Marques da Silva, no Porto; o Lugar do Desenho – Fundação Júlio Resende, em Gondomar; o Centro de Arte Oliva, em São João da Madeira; o Museu Internacional de Escultura Contemporânea de Santo Tirso; o Museu do Surrealismo – Fundação Cupertino de Miranda, em Vila Nova de Famalicão; o Centro Internacional das Artes José de Guimarães, em Guimarães; o Museu Municipal Amadeo Souza-Cardoso, em Amarante, e o Museu de Arte Contemporânea de Chaves – Nadir Afonso.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! 

Visitas
91,114,032