"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

A revolução explicada às crianças por Ana Markl

Naquele que é o seu segundo livro infantil, Ana Markl, com o seu humor inigualável e a sua escrita tão próxima dos mais pequeninos, acompanhada pelas ilustrações incríveis de Christina Casnellie, desconstrói, mais uma vez, questões e dúvidas que se geram na cabeça dos mais pequeninos. Desta vez, o tema é a Revolução dos Cravos.


As autoras revisitam os factos e o imaginário do 25 de Abril para explicar aos mais novos o que aconteceu, afinal, nessa já longínqua primavera. 

Quando faltam apenas dois anos para o 50.º aniversário da revolução (e quando igualamos o tempo vivido em ditadura e em democracia), este álbum ilustrado recria a cronologia e a mitologia da revolução que acabou com a mais longa ditadura da Europa ocidental e instituiu a democracia. Viva o 25 de Abril! 

SOBRE O LIVRO
O pai do Manu pede-lhe SEMPRE que coma os brócolos; o pai do Manu irrita-se porque ele vai jogar futebol para o jardim e acerta SEMPRE no canteiro dos cravos; o pai do Manu manda-o brincar no quarto. O Manu está tão farto ordens, de brócolos e de cravos que até tem um pesadelo em que os cravos entram, todos chateados, pelo quarto adentro! Afinal, não foi para isto que se fez o 25 de Abril! 

E ninguém melhor do que a avó do Manu, que chega no dia seguinte, para nos explicar o que realmente aconteceu no dia 25 de Abril de 1974. Conceitos como «ditadura» e o que ditou o final desta, o significado dos cravos nas armas, o povo que se juntou às tropas, tudo isto e muitos outros pormenores são descritos pela avó numa animada conversa com o neto. No final, eis que o Manu, emocionado pela história que nos trouxe a Liberdade, se torna um "pequeno revolucionário"! 

Primeiras páginas para leitura disponíveis AQUI.  

Avó, Onde É Que Estavas no 25 de Abril? (ed. Lilliput | 48 pp | 14,95€) 

Autora
Ana Markl 
Na madrugada de 25 de Abril de 1974, a mãe de Ana Markl ligou o rádio, ouviu música de intervenção e percebeu que algo estava a mudar − não tanto como mudaria cinco anos mais tarde, quando a Ana nasceu e outra espécie de revolução aconteceu. O pai achava que ela tinha perfil de líder política, mas a Ana preferiu ser jornalista, cronista, guionista, apresentadora de televisão e, atualmente, animadora de rádio na Antena 3. Tudo o que um país livre lhe permitiu ser. 

Ilustradora
Christina Casnellie Nasceu nos EUA, país da liberdade, pelo menos para quem pode. Mudou-se para Portugal ainda criança nos anos 90. Estudou o que quis (Design de Comunicação) e agora trabalha no que gosta (design, ilustração, impressão). Até agora teve o privilégio de não viver de outra forma: livre e independente. Tenta não se esquecer disso.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário".

Visitas
90,893,725