"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

GOE: livro homenageia os 40 anos do Grupo de Operações Especiais da PSP

Uma unidade altamente especializada, capaz de intervir rapidamente na evolução dos incidentes e realizar operações muito complexas com grande eficácia, o Grupo de Operações Especiais (GOE) da Polícia de Segurança Pública (PSP) celebra 40 anos de existência com a publicação de GOE – 40 Anos ao Serviço de Portugal.


Um livro que homenageia todos aqueles que serviram e continuam a servir o GOE, em nome da segurança pública. Uma edição bilingue, em português e inglês, organizada por Francisco Fonseca, que inclui mais de 200 fotografias e relatos que assinalam a efeméride. GOE – 40 Anos ao Serviço de Portugal estará disponível na rede livreira nacional, com a chancela da Guerra e Paz Editores e o apoio dos Serviços Sociais da PSP.

De António Delfim Simões de Oliveira Marques, o primeiro comandante do GOE, até aos dias de hoje, em GOE – 40 Anos ao Serviço de Portugal, somos convidados a conhecer a história e o legado do Grupo de Operações Especiais (GOE) da Unidade Especial de Polícia (UEP) da PSP. Uma homenagem a todos os que serviram Portugal, com o brevet do Curso de Operações Especiais (COE) ao peito, com «esforço, dedicação, espírito de sacrifício, espírito de corpo, camaradagem e lealdade para o cabal cumprimento das missões confiadas», ao longo dos últimos 40 anos. E «um profundo reconhecimento aos camaradas que já partiram».

Quatro décadas de história, numa edição de luxo bilingue (em português e inglês), coordenada por Francisco Fonseca, que inclui mais de 200 fotografias, relatos e menções, entre os quais se encontram testemunhos de antigos operacionais, de unidades no ativo e do atual Diretor Nacional, o Superintendente-Chefe Manuel Augusto Magina da Silva, que nos dão a conhecer todos aqueles que garantem a nossa segurança. Um olhar interno sobre um grupo muito específico de operacionais da Polícia de Segurança Pública de que todos já ouvimos falar, mas sabemos pouco.

Na obra, ficamos a perceber o porquê do seu lema ser a «Última Razão» e os princípios que os regem. Estes são operacionais que podem passar meses sem serem chamados, mas, quando o alerta de terrorismo ou de criminalidade violenta soa, têm de estar preparados para fazerem o impossível: «correrem para [o local] de onde todos fogem» em cenários que fazem parte da realidade das ações de alta intensidade de polícia nas sociedades democráticas.

É-nos ainda apresentada a perspetiva de futuro do GOE, um grupo que, cada vez mais, terá de estar preparado para intervir em cenários de elevada complexidade e incerteza, ante ameaças de alto risco e de elevada impressibilidade, que só forças de elite altamente treinadas e formadas podem travar.

Um livro para homenagear todos os que nos têm defendido na sombra, GOE – 40 Anos ao Serviço de Portugal chega à rede livreira portuguesa a partir do próximo dia 5 de abril, numa edição Guerra e Paz Editores, com o apoio dos Serviços Sociais da PSP.

 

GOE - 40 Anos ao Serviço de Portugal
Coordenação e texto: Francisco Fonseca
Não Ficção / História
20 páginas · 29,7x21,5 · 30 €
Guerra e Paz Editores

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Visitas
69,377,513