"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

GOE: livro homenageia os 40 anos do Grupo de Operações Especiais da PSP

Uma unidade altamente especializada, capaz de intervir rapidamente na evolução dos incidentes e realizar operações muito complexas com grande eficácia, o Grupo de Operações Especiais (GOE) da Polícia de Segurança Pública (PSP) celebra 40 anos de existência com a publicação de GOE – 40 Anos ao Serviço de Portugal.


Um livro que homenageia todos aqueles que serviram e continuam a servir o GOE, em nome da segurança pública. Uma edição bilingue, em português e inglês, organizada por Francisco Fonseca, que inclui mais de 200 fotografias e relatos que assinalam a efeméride. GOE – 40 Anos ao Serviço de Portugal estará disponível na rede livreira nacional, com a chancela da Guerra e Paz Editores e o apoio dos Serviços Sociais da PSP.

De António Delfim Simões de Oliveira Marques, o primeiro comandante do GOE, até aos dias de hoje, em GOE – 40 Anos ao Serviço de Portugal, somos convidados a conhecer a história e o legado do Grupo de Operações Especiais (GOE) da Unidade Especial de Polícia (UEP) da PSP. Uma homenagem a todos os que serviram Portugal, com o brevet do Curso de Operações Especiais (COE) ao peito, com «esforço, dedicação, espírito de sacrifício, espírito de corpo, camaradagem e lealdade para o cabal cumprimento das missões confiadas», ao longo dos últimos 40 anos. E «um profundo reconhecimento aos camaradas que já partiram».

Quatro décadas de história, numa edição de luxo bilingue (em português e inglês), coordenada por Francisco Fonseca, que inclui mais de 200 fotografias, relatos e menções, entre os quais se encontram testemunhos de antigos operacionais, de unidades no ativo e do atual Diretor Nacional, o Superintendente-Chefe Manuel Augusto Magina da Silva, que nos dão a conhecer todos aqueles que garantem a nossa segurança. Um olhar interno sobre um grupo muito específico de operacionais da Polícia de Segurança Pública de que todos já ouvimos falar, mas sabemos pouco.

Na obra, ficamos a perceber o porquê do seu lema ser a «Última Razão» e os princípios que os regem. Estes são operacionais que podem passar meses sem serem chamados, mas, quando o alerta de terrorismo ou de criminalidade violenta soa, têm de estar preparados para fazerem o impossível: «correrem para [o local] de onde todos fogem» em cenários que fazem parte da realidade das ações de alta intensidade de polícia nas sociedades democráticas.

É-nos ainda apresentada a perspetiva de futuro do GOE, um grupo que, cada vez mais, terá de estar preparado para intervir em cenários de elevada complexidade e incerteza, ante ameaças de alto risco e de elevada impressibilidade, que só forças de elite altamente treinadas e formadas podem travar.

Um livro para homenagear todos os que nos têm defendido na sombra, GOE – 40 Anos ao Serviço de Portugal chega à rede livreira portuguesa a partir do próximo dia 5 de abril, numa edição Guerra e Paz Editores, com o apoio dos Serviços Sociais da PSP.

 

GOE - 40 Anos ao Serviço de Portugal
Coordenação e texto: Francisco Fonseca
Não Ficção / História
20 páginas · 29,7x21,5 · 30 €
Guerra e Paz Editores

Agenda
Festivais

Futuros da Liberdade 2024

Mala, Oficina das Artes da Ajuda, Jardim das Damas, Pavilhão Multiusos da Ajuda, Mercado da Ajuda 18 Abr a 21 Abr 2024

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário".

Visitas
90,865,820