"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Um Almoço de Negócios em Sintra

Os defeitos, as virtudes e as idiossincrasias de Portugal e dos portugueses desmascaradas, com uma pitada de humor e carinho, por um neerlandês que se apaixonou pela nossa terra e pelas nossas gentes.


É esta a matéria, mergulhada em ficção, que o escritor Gerrit Komrij, explora n’Um Almoço de Negócios em Sintra. Um belo livro híbrido, entre conto, crónica e memória, numa excelente tradução do linguista e escritor Fernando Venâncio, que enriquece os romances de guerra e paz: uma coleção da Guerra e Paz Editores que dá corpo a romances elegantes, intrigantes, extravagantes e sem fronteiras. A obra está disponível, na rede livreira nacional, nas plataformas de distribuição de ebooks e no site da editora.

«Eu sou um apaixonado por Portugal, mas não um apaixonado cego.» Esta frase de Gerrit Komrij podia muito bem resumir a premissa d’Um Almoço de Negócios em Sintra, um romance sublime que nos deleita com a visão do escritor neerlandês sobre Portugal e os portugueses.

Na década de 1980, o autor, uma das mais interessantes figuras da literatura dos Países Baixos, escolheu o nosso país para passar o resto da sua vida, e tudo estranhou: os hábitos, as virtudes, os defeitos desta «periférica reserva de uma cortesia que o Norte da Europa já arrumou a um canto». É nesta toada irónica que Komrij nos convida a mergulhar n’Um Almoço de Negócios em Sintra, uma ficção que vagueia entre a sátira e a crítica mordaz a um país «fatalista» e a uma gente «que aprecia voltar-se a olhar para trás», e o olhar enternecedor, humano e literário de um homem fascinado com a sua «nova casa». Uma dualidade sublinhada e aplaudida pelo escritor José Luís Peixoto: «Portugal e os portugueses são vistos através de uma lente irónica e divertida [em que a] ironia é sempre compensada com a ternura».

Um pequeno grande romance que, segundo a escritora Raquel Ochoa, se «agiganta a cada novo capítulo» e cuja narrativa híbrida, junta conto, crónica e memória num mix perfeito.

Um Almoço de Negócios em Sintra, chega à rede livreira portuguesa numa edição da recém-inaugurada colecção romances de guerra e paz, que reúne romances elegantes, intrigantes, extravagantes e sem fronteiras. A obra estará ainda disponível no site da Guerra e Paz Editores e nas principais nas plataformas de distribuição de ebooks.  
 
romances de guerra e paz
Um Almoço de Negócios em Sintra
Gerrit Komrij
Tradução: Fernando Venâncio
Ficção / Romance
168 páginas · 15x23 · 15,00 €

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,194,756