"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Em Setúbal "Soam as guitarras" de 6 a 9 de abril

Salvador Sobral, Jorge e Vicente Palma, Budda Guedes e João Cabeleira, e Samuel Úria com Cláudia Pascoal são os artistas convidados da sexta-edição do Festival Soam as Guitarras que vai andar por terras sadinas.

O festival abre em Setúbal com um concerto de Salvador Sobral. Foto: CMS


Salvador Sobral e os convidados André Santos e Manuel Rocha abrem no dia 6, quarta-feira, às 21h00, no Fórum Municipal Luísa Todi, em Setúbal, a sexta edição do Festival Soam as Guitarras.

“A promoção da guitarra e das cordas, nas suas múltiplas abordagens, em ambientes de grande proximidade com o público”, é o objetivo do evento, refere o município sadino em comunicado enviado à Renascença.

No decorrer da digressão de apresentação do disco “bpm”, Salvador Sobral convocou Manuel Rocha, o guitarrista da irmã Luísa Sobral, para substituir André Santos em algumas datas ao vivo.

Manuel Rocha assumiu, assim, a função de ser o segundo guitarrista da banda, mas, nas palavras do cantor, os dois instrumentistas “representam mundos completamente distintos, com timbres e estilos diferentes” e são “ambos muito musicais e emocionais”, lê-se na nota de imprensa.

André e Manuel vão agora subir ao palco do Fórum Municipal Luísa Todi, para dedilharem, em conjunto, as cordas que acompanham a voz do Salvador Sobral neste concerto.

A programação do Festival Soam as Guitarras, prossegue no dia seguinte, a 7 de abril, com um espetáculo, à mesma hora e no mesmo local, que “partilha a cumplicidade entre pai e filho”. Jorge Palma faz-se acompanhar do filho Vicente que, em conjunto vão “harmonizar vozes e guitarras numa equação onde também não falta o piano, paixão de ambos”.

O evento continua a 8 de abril, desta vez, com a apresentação de Budda Guedes e João Cabeleira, às 21h00, no Cinema Charlot – Auditório Municipal, para um concerto que junta duas gerações distintas de músicos.

“Desde algumas composições inéditas a músicas da autoria e do reportório de Budda Guedes e a uma versão eletrizante de “Verdes Anos”, o espetáculo mostra “os dois músicos portugueses numa versão mais crua do que o habitual”, adianta a Câmara Municipal de Setúbal.

A encerrar o Festival Soam as Guitarras, no dia 9, também às nove da noite, no Cinema Charlot, Samuel Úria leva “Canções do Pós-Guerra”, num concerto com a participação especial de Cláudia Pascoal.

O título do concerto coincide com o nome do disco de originais que Samuel Úria lançou no final de 2020, “alusivo a uma guerra interior e espiritual, que obriga a olhar para dentro, naquilo que se assume não como um exercício egocêntrico, mas antes como parte de um caminho de necessária partilha”.

O cantautor apresenta outros temas da sua discografia e convida Cláudia Pascoal a interpretar alguns deles, entre os quais a canção “Viver”, que compôs para ela.

O festival Soam as Guitarras 2022 é coorganizado pela Ghude e municípios de Setúbal, Oeiras, Évora e Póvoa de Varzim.


por Rosário Silva in Renascença | 4 de abril de 2022
Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Rádio Renascença

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,176,969