"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Páscoa a vapor: o Vouguinha volta a andar nos carris

Uma edição especial de viagens em ambiente Páscoa. CP programa o comboio histórico para 15 e 16 de abril em trajetos entre Aveiro e Macinhata do Vouga.

Comboio Histórico do Vouga_Adriano Miranda Comboio Histórico do Vouga_Adriano Miranda Comboio Histórico do Vouga_Adriano Miranda Comboio Histórico do Vouga_Adriano Miranda Comboio Histórico do Vouga_Adriano Miranda Comboio Histórico do Vouga_Adriano Miranda


O Comboio Histórico do Vouga tem nova edição especial marcada já para abril, a tempo de celebrar a Páscoa. O Vouguinha vai circular a todo o vapor entre Aveiro e Macinhata do Vouga nos dias 15 e 16 de abril.

“Além da icónica locomotiva a vapor construída pela casa alemã Henschel & Sohn”, explica a CP, “o comboio circulará com uma carruagem Napolitana da década de 30 do século passado, três carruagens históricas de madeira construídas na Bélgica (1908), Alemanha (1925) e em Portugal (1913)”. A secção portuguesa tem origem “nas oficinas do Porto, pelos então Caminhos de Ferro do Estado” e inclui ainda uma “carruagem construída no Barreiro, em 1908, e que circulou na Linha do Corgo”.

A viagem no Histórico do Vouga começa às 9h em Aveiro, tem paragem em Águeda e chega a Macinhata do Vouga pelas 10h43. O regresso é às 12h15 com chegada a Aveiro pelas 14h06.

Na estação de Macinhata há animação “com grupo de música e cantares tradicionais da região” e uma “mostra de produtos regionais”, além de visita guiada ao Museu Ferroviário.

Os preços anunciados pela CP são de 35 euros para adulto e 25 para crianças (dos 4 aos 12 anos inclusive).

A CP informa ainda que “caso se verifique a impossibilidade de utilização da locomotiva a vapor CP E214, recorrer-se-á à locomotiva diesel 9004, usada nas edições de Verão”.


por Fugas e Público | 4 de abril de 2022
Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Jornal Público

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário".

Visitas
90,818,272