"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Dia Internacional dos Monumentos e Sítios. Saiba o que pode visitar

A data é assinalada em praticamente todos os concelhos e há quase 500 eventos à sua espera.
 

Foto: Mário Cruz, Lusa

 

Assinala-se esta segunda-feira o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios com programas para todos os gostos um pouco por todo o país. Ao todo são 436 iniciativas. Há vários concertos, visitas e tertúlias.

Qual é o tema deste ano?

“Património e Clima” é o mote para esta edição do Dia dos Monumentos e Sítios. Um tema que pretende chamar a atenção para a importância da salvaguarda dos diferentes tipos de património cultural contra os impactos climáticos adversos. Os monumentos e outros locais de interesse patrimonial também podem sofrer os efeitos do aquecimento global, quer por situações mais frequentes de seca extrema, quer pela eventual exposição à subida das águas. O objetivo deste tema é, por isso, sensibilizar para estas questões, mas na perspetiva da preservação da cultura e do património como aspetos fundamentais que são para a memória e identidade das comunidades.

As iniciativas que vão acontecer hoje são locais?

São sobretudo locais. Na maioria, organizadas por entidades institucionais, como municípios ou museus, mas outras também por escolas, ateliers ou até por redes sociais. São no total 436 atividades pelo que oferta não falta, pode é faltar tempo porque, para a maioria, hoje já será dia de trabalho depois das mini-férias de Páscoa. Algumas destas atividades vão prolongar-se por vários dias ao longo a semana, portanto é procurar no programa, a partir do site da Direção Geral do Património Cultural ou a partir do site da Renascença e ver o que está disponível, para que públicos e para que horários.

Em termos de sugestões, o que podemos fazer ou ver, por exemplo, em Aveiro?

Aveiro é das regiões mais expostas às alterações climáticas, nesta perspetiva da subida do mar ou da instabilidade climatérica, devido à produção de sal que durante muito tempo foi das principais indústrias da região e, entretanto, entrou em declínio acentuado. Mais logo, a partir das 19h, passa um filme no Museu da Cidade que tem precisamente como cenário a Ria de Aveiro e que tem entrada gratuita.

E não há assim nada mais prático?

Há muitas atividades mais dinâmicas. Por exemplo, a proposta do Município de Alvaiázere: chama-se “Mãos à obra: Vamos limpar o património” e propõe, já a partir das 9h30, uma ação de limpeza em alguns sítios de interesse patrimonial do concelho. À tarde, os alunos da Universidade Sénior irão poder visitar, em muitos casos descobrir, espaços patrimoniais esquecidos pelo tempo.

E há oportunidade de visitas a locais que habitualmente estão vedados ao público.

Há muitos exemplos desse tipo. No Montijo, por exemplo, vão ser organizados percursos a partir das 11 horas, também gratuitos, que vão permitir visitas a quintas com história, nomeadamente as quintas do Saldanha e do Páteo d’Água. Será uma boa oportunidade para conhecer a avifauna que, naquela zona do Tejo, é especialmente diversificada.

Mais para o Sul, que ofertas existem?

Há muita oferta. Para variar o tema, em Tavira, por exemplo, a proposta é o património militar. O melhor mesmo é cada um fazer o programa à medida dos seus interesses e disponibilidade.

O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios foi instituído em 18 de abril de 1982 pelo ICOMOS e aprovado pela UNESCO no ano seguinte. A partir de então, esta data comemorativa tem vindo a oferecer a oportunidade de aumentar a consciência pública relativamente à diversidade do património e aos esforços necessários para o proteger e conservar, permitindo, ainda, chamar a atenção para a sua vulnerabilidade.

 

 


in Renascença (Miguel Coelho com redação) | 18 de abril de 2022
Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Rádio Renascença


Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! 

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário". Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
90,911,113