"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Organização espanhola distingue Lídia Jorge, Maria Antónia Palla e Teresa Salgueiro

A edição de 2022 da entrega dos prémios realiza-se na residência oficial do embaixador de Portugal em Espanha com a presença de várias personalidades e autoridades do mundo da política, cultura e arte.
 

Lídia Jorge, Teresa Salgueiro e Maria Antónia Palla © Arquivo Global Imagens

 

As portuguesas Lídia Jorge, Maria Antónia Palla e Teresa Salgueiro recebem, na quinta-feira em Madrid, os Prémios do Clube das 25, que distinguem seis mulheres que se destacaram na luta pela igualdade de oportunidades.

A edição de 2022 da entrega dos prémios realiza-se na residência oficial do embaixador de Portugal em Espanha com a presença de várias personalidades e autoridades do mundo da política, cultura e arte.

A escritora e editora Lídia Jorge é uma das três premiadas portuguesas, salientando o Clube das 25 que tem "uma voz única e reconhecida no panorama da literatura portuguesa contemporânea", sendo muitas as edições de cada uma das suas obras e traduzidas para outras línguas.

A jornalista e escritora Maria Antónia Palla é outra das distinguidas pela organização, que realçou o facto de ter feito parte do primeiro grupo de mulheres jornalistas admitidas por concurso na redação do Diário Popular e a primeira mulher responsável pela Caixa de Previdência dos Jornalistas.

A cantora e compositora Teresa Salgueiro também será distinguida, recordando esta organização feminista que aos 17 anos de idade Salgueiro foi convidada a juntar-se à fundação do grupo português Madredeus, gravando posteriormente nove álbuns de música original, criados especialmente para a sua voz, e que durante 20 anos, de 1987 a 2007, o grupo vendeu mais de cinco milhões de discos em todo o mundo, tendo-se tornado "num dos principais representantes da música portuguesa".

As outras premiadas são as espanholas Carlota Bustelo (política "emblemática e símbolo de toda uma época" de luta feminista), Almudena Ariza (jornalista correspondente em vários países) e Rozalén (cantora e ativista feminista).

A cerimónia de entrega da XXV edição dos Prémios do Clube das 25 vai contar com a presença do embaixador de Portugal em Espanha, João Mira Gomes; personalidades do mundo da cultura, como Pilar del Rio; e autoridades políticas, como a ministra espanhola da Igualdade, Irene Montero, a ministra espanhola da Defesa, Margarita Robles, e a antiga presidente da Câmara de Madrid Manuela Carmena, entre outras.

O Clube das 25 é uma associação feminista composta por mulheres unidas pela "luta pela igualdade real, por dar visibilidade às mulheres em lugar de destaque em todos os setores e pelo trabalho sobre questões que afetam particularmente as mulheres, tais como a violência de género, a diferença salarial ou o assédio sexual".

Há dois anos, a associação, que tem uma longa história no movimento feminista em Espanha, decidiu abrir uma nova etapa de alianças com os países atlânticos, tendo encontrado agora "uma boa ocasião para inaugurar esta nova cooperação" com o país vizinho, Portugal.

 


DN/Lusa | 18 de abril de 2022
Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Jornal Diário de Notícias


Agenda
Passeios e Visitas

Pernas Pr'Andar

Centro Ciência Viva do Lousal 29 Mar 2024  |  10h30

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para "UMA VIDA NO TEATRO"

Em parceria com o Teatro Aberto, assinalamos o Dia Mundial do Teatro com a oferta de convites duplos para a nova produção, de David Mamet, com encenação de Cleia Almeida. Os convites serão válidos para a sessão de dia 29 de março (sexta-feira) às 21h30. Participe e... boa sorte!

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A MINHA FADA TRAQUINA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia de uma divertida animação sobre o poder da amizade!  As sessões de antestreia terão lugar no dia 30 de março (sábado) às 10h30, nos cinemas Alegro Sintra, Mira Maia e Espaço Guimarães. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
89,963,945