"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Filmes de Cristèle Alves Meira e João Gonzalez na Semana da Crítica de Cannes

A Semana da Crítica é organizada pelo Sindicato dos Críticos de Cinema de França, em paralelo ao festival de Cannes, e é virada sobretudo para novos talentos, com uma seleção de primeiras e segundas obras. A 61.ª edição decorrerá de 18 a 26 de maio.

© Lisa Soares / Global Imagens

 

Dois filmes portugueses, de Cristèle Alves Meira e João Gonzalez, foram selecionados para a competição da Semana da Crítica, um dos programas paralelos do Festival de Cinema de Cannes, em maio em França, foi anunciado esta quarta-feira.

De acordo com a programação divulgada, na Semana da Crítica estará "Alma Viva", da realizadora luso-francesa Cristèle Alves Meira, uma primeira longa-metragem de ficção com coprodução entre França, Bélgica e Portugal, pela Midas Filmes.

O filme foi rodado no verão de 2021 na região transmontana de Vimioso, no distrito de Bragança, onde a realizadora tem raízes familiares e onde já filmou anteriormente.

A história é protagonizada por Salomé, uma menina de 10 anos que vai passar férias com a avó e que se culpabiliza pela morte dela, sem compreender o que aconteceu.

Enquanto a família organiza o funeral, "Salomé é possuída por uma força incontrolável e quase mata a vizinha da sua avó, que suspeita tê-la envenenado", e é acusada de bruxaria pelos habitantes da aldeia, lê-se na sinopse.

O filme, que chegou a intitular-se "Bruxa", conta com as interpretações de Ana Padrão, Esther Catalão, Duarte Pina, Nuno Gil, Pedro Lacerda, entre outros.

Este será um regresso de Cristèle Alves Meira à Semana da Crítica de Cannes, depois de lá ter apresentado as curtas-metragens "Campo de Víboras", em 2016, e "Invisível Herói", em 2019.

Este ano, na Semana da Crítica estará também a animação "Ice Merchants", terceira obra de João Gonzalez, com coprodução entre Portugal, França e Reino Unido.

De acordo com a Agência da Curta-Metragem, "Ice Merchants" é o primeiro filme português de animação a integrar a Semana da Crítica de Cannes.

Segundo a sinopse, "Ice Merchants" é sobre um homem e o seu filho, que vivem no alto de um precipício, de onde saltam todos os dias de paraquedas para fornecer gelo à aldeia, situada numa planície.

No filme, João Gonzalez assina a realização, direção de arte, composição e interpretação da banda sonora. O trabalho de animação contou com a colaboração da polaca Ala Nunu.

João Gonzalez, nascido no Porto em 1996, é ainda autor dos filmes "The Voyager" (2017) e "Nestor" (2019), feitos em contexto escolar em Portugal e no Reino Unido.

Fora de competição, a Semana da Crítica também estreará o filme "Tout le monde aime Jeanne", primeira obra da realizadora francesa Céline Devaux, com coprodução portuguesa pela O Som e a Fúria.

Com Lisboa em pano de fundo, o filme conta com as interpretações de Blanche Gardin, Larent Lafitte, Nuno Lopes, Maxence Tual, Marthe Keller e Patty Hannock.

A Semana da Crítica é organizada pelo Sindicato dos Críticos de Cinema de França, em paralelo ao festival de Cannes, e é virada sobretudo para novos talentos, com uma seleção de primeiras e segundas obras. A 61.ª edição decorrerá de 18 a 26 de maio.

A abertura será com o filme "When you finish saving the world", realizado pelo ator Jesse Eisenberg, e o encerramento será com "Next Sohee", da realizadora Jung July.


DN/Lusa, 20 de abril de 2022
Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Diário de Notícias

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! 

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário". Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
90,934,269