"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

O Romance dum Homem Rico

A obra predileta de Camilo Castelo Branco tem nova edição pela Guerra e Paz.


Escrito na Cadeia da Relação do Porto, em 1861, quando Camilo Castelo Branco esteve preso, acusado do crime de adultério, O Romance dum Homem Rico tornou-se «o mais querido» dos romances desse génio raro da literatura portuguesa. No entanto, a obra viria a ser esquecida, por anteposição a Amor de Perdição, romance escrito por Camilo no mesmo período de cárcere. Agora, O Romance dum Homem Rico é, em boa altura, recuperado, numa edição Clássicos Guerra e Paz, com fixação de texto da lexicógrafa Ana de Castro Salgado. O livro poderá ser encontrado, quer na rede livreira nacional, quer no site da Guerra e Paz Editores.

«Este foi o mais querido dos meus romances», declarou Camilo Castelo Branco no Prefácio da 2.ª edição d’O Romance dum Homem Rico, acreditando que seria aquele que iria prevalecer sobre todos os outros. «O meu melhor romance é o Dum Homem Rico», escreveu numa carta ao editor José Gomes Monteiro. E se dúvidas houvesse, reiterou ainda em Memórias do Cárcere: «É o livro a que eu mais quero, e, a meu juízo, o mais tolerável de quantos fiz.»

Camilo deixou-se encantar por esta sua obra-prima, escrita em 1861, na Cadeia da Relação do Porto, onde esteve preso devido à relação adúltera que manteve com Ana Plácido. Um amor proibido que o inspirou a conceber a protagonista do romance. «Estava ao meu lado um coração que eu ia desenhando naquela Leonor […].» É justamente por Leonor, essa Ana Plácido da ficção, que o «homem rico» do romance, Álvaro Teixeira de Macedo, se apaixona. 

Pérola da literatura romântica portuguesa, O Romance dum Homem Rico é uma janela para a mente brilhante do escritor, onde as suas vivências, pensamentos e ilusões se juntam à ficção, num abraço perfeito. É, na opinião do crítico literário e ensaísta Jacinto do Prado Coelho, «uma das melhores novelas pela íntima adesão ao drama afetivo das personagens». Contudo, o livro nunca viria a ter o êxito de Amor de Perdição, romance que imortalizou Camilo Castelo Branco, e acabaria por cair, injustamente, no esquecimento. 

Agora, a obra é recuperada pela Guerra e Paz e incluída na sua inconfundível coleção de clássicos. Esta edição, cuidadosamente preparada a partir da última publicação em vida do autor, com fixação de texto e nota introdutória de Ana de Castro Salgado, inclui um texto final do escritor e investigador Abel Barros Baptista, que considera este romance «a mais interessante das ficções camilianas», e ainda uma cronologia que contextualiza a obra no quadro da época em que foi escrita. O Romance dum Homem Rico estará disponível na rede livreira nacional e no site da editora.  

Clássicos Guerra e Paz
O Romance dum Homem Rico
Camilo Castelo Branco
Ficção / Romance Lusófono
232 páginas · 15x23 · 16 €

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! 

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário". Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
90,917,090