"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Xiko Rodrigues apresenta segundo single "Water Level" de disco de estreia Bode Expiatório

Xiko Rodrigues lança o seu álbum de estreia Bode Expiatório no dia 27 de maio.


É um álbum eclético, maioritariamente instrumental, que reflete a atualidade da perspetiva do músico compositor, apontando a divisão criada entre as pessoas através da desinformação e propaganda, levada a cabo por meios de comunicação, entidades políticas e outras, denunciando a velha frase "dividir para conquistar". 

Apela à dança e à união através de uma viagem musical com bastante intensidade, fruto da "grande pica e vontade de tocar para as pessoas", já que "dançar e saltar liberta a tensão acumulada", refere Xiko Rodrigues. 

Este disco conta com a participação de Andrés Fuzeiro na bateria, José Almeida no baixo, Bruno Vieira na guitarra, André Marques no saxofone tenor e nas turntables, e com os com convidados especiais Mateja Dolsak (saxofone alto), Gabriela Figueiredo (saxofone barítono), Kalonga (voz), Luís Barrocas (voz), Tiago Albuquerque (teclas e samplers), Nuno Salvado (acordeão) e Paul Robert (trompete). Foi gravado e misturado por Francisco Dias Pereira, no Black Sheep Studios, e masterizado por Bruno Lobato, AKA Beat Laden. 

O segundo single “Water Level” abre as portas ao processo de gravação em estúdio, com um vídeo realizado por Francisco Dias Pereira, captado ao vivo durante as sessões sempre animadas no Black Sheep Studios. O nome do tema “Water Level” remete ao nível utilizado na construção civil onde trabalharam alguns dos músicos durante o período de pandemia e também para o facto de que a água, apesar de ser utilizada como nível, segundo o cálculo de Eratóstenes e usando o teorema de Pitágoras, tem uma curvatura de 20 cm por cada 1.6 Km, ou seja, a referência mais plana que usamos tem supostamente uma curvatura. É um tema com uma vertente Afro/ Funk, cheio de “Groove” e improvisação.  

Xiko Rodrigues é o novo "projeto" do músico multi-instrumentista e compositor AKA Francisco Amorim e surge de uma necessidade de transmutar as suas composições e as suas relações/ vivências com músicos de excelência, super criativos e multifacetados das mais variadas áreas. 

Tendo atualmente o trombone como seu instrumento principal, o músico iniciou-se no conservatório com guitarra dedilhada, e tem tido um variadíssimo percurso, desde o movimento Punk/Hardcore, Ska/Reggae, passando pelas bandas filarmónicas, pelo Hot Clube de Portugal, assim como por diversos professores particulares. É atualmente dirigente associativo e membro de bandas como Kumpania Algazarra, Farra Fanfarra, Trio Alcatifa, entre outras. Já tocou com grupos como Terrakota, Blasted Mechanism, Kalibrados, Chapa Dux, Da Chick, Terra Livre entre outros e já tocou ao vivo com Always Drinking Marching Band, Kussondulola Vinício Capossela, Manuel Fúria. 

Este disco tem o apoio de Black Sheep Studios, Farra Fanfarra - Associação Cultural, Sounds Brigade, Garantir Cultura, Ministério da Cultura e Sociedade Portuguesa de Autores.

Facebook 
Instagram 
YouTube 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,163,195