"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Enfermaria, de Ana Paula Jardim

Depois de uma surpreendente estreia com Roupão Azul, obra vencedora da edição de 2021 do Prémio Literário de Poesia Glória de Sant’Anna, a poeta Ana Paula Jardim apresenta-nos agora Enfermaria.


Um segundo livro que nos instiga a uma perturbadora viagem poética, em que a dor e a morte são exploradas com um humaníssimo dramatismo e improvável beleza, numa reinvenção da linguagem com recurso ao léxico clínico. Enfermaria chega à rede livreira nacional com a chancela da Guerra e Paz Editores. 

Pode na morte celebrar-se a vida? Enfermaria, o novo livro da poeta Ana Paula Jardim, é a corajosa, lírica e intensa resposta a essa pergunta. Nele, as palavras deambulam pelo ambiente hospitalar – fora de portas, por jardins e pérgulas escondidas; dentro de portas, por camas de mulheres feridas, éter, seringas –, numa agonia mais serena do que aflita. Orgânico, pulmonar, cardíaco, o léxico de Enfermaria cria uma poética da doença e da cura, da morte e da salvação, numa evocação desassombrada da improvável beleza que habita, também, na enfermidade e na dor.

Neste segundo livro, Ana Paula Jardim, que viveu toda a sua vida ligada à cultura, aos livros e à poesia, como promotora de leitura na Divisão de Bibliotecas da Câmara Municipal de Oeiras, reassume a identidade poética que conquistou leitores e crítica na sua obra de estreia, Roupão Azul. Um cunho pessoal que cria, palavra a palavra, uma infância eterizada, uma saudade expurgada entre a memória e a ficção, numa linguagem que não teme a humildade das coisas concretas e que as reinventa ao serviço da poesia.

Em Enfermaria, a autora fala-nos de uma «consciência embrulhada em betadine», compara cirurgiões a «sacerdotes vestidos como mecânicos de batinas verdes», e descreve-os com as suas «chaves de fendas para apertar parafusos», que «dissecam a carne» e a «restauram».

Numa perturbadora, mas, quem sabe, terapêutica, viagem poética, Enfermaria chega à rede livreira nacional com a chancela da Guerra e Paz Editores.  

Enfermaria

Ana Paula Jardim
Ficção / Poesia
66 páginas · 16,5x20 · 11 €
Guerra e Paz, Editores 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a peça "LIMITES"

Em parceria com o CENDREV - Centro Dramático de Évora, oferecemos convites duplos para a peça "Limites, pelo Teatro dos Aloés.Trata-se de um espetáculo com 7 personagens e uma só atriz, que aborda a escola e a educação.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,716,420