"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Teatro Comuna celebra 50 anos com estreia de Fausto e uma festa de aniversário

A estreia da mais famosa versão da lenda de Fausto, de Goethe, acontece sábado. No dia seguinte, o teatro estará de portas abertas, com entrada gratuita. A Comuna foi fundada em 1 de maio de 1972 por um grupo de atores que inclui Carlos Paulo, João Mota, Manuela de Freitas, Francisco Pestana e Melim Teixeira.

A Comuna, precursora do conceito de teatro-laboratório em Portugal, está sediada na Praça de Espanha, em Lisboa DR O público em Para Onde Is?, no arranque da Comuna em 1972 DR


A estreia do espetáculo Fausto, de Goethe, e uma festa de aniversário assinalam 50 anos da Comuna, o teatro-laboratório lisboeta batizado pelo público com inspiração na comunidade, que driblou a censura e que nasceu no dia do Trabalhador. De acordo com a Comuna, o diretor daquela estrutura, João Mota, vai ser condecorado pelo Presidente da República, na segunda-feira. E a Câmara de Lisboa decidiu, unanimemente, atribuir a Medalha Municipal de Mérito Cultural a este teatro, destacando o “relevo acrescido” para a cidade e para a diversidade da oferta cultural disponível.

No domingo, a Comuna - Teatro de Pesquisa cumpre 50 anos de existência e, para festejar, irá estrear, na véspera, o espetáculo Fausto, uma “peça comemorativa” com direção artística e encenação de João Mota, inspirada na versão mais famosa da lenda de Fausto, de Johann Wolfgang von Goethe, considerada uma das maiores obras da literatura alemã, anunciou o teatro.

Trata-se de um relato da atual conduta humana, que simboliza o dilema do Homem na modernidade, busca dar significado à sua vida, de transcender a sua humanidade, com uma sede incessante de mais conhecimento e de tentar compreender todos os mistérios que ainda não foram desvendados.

No dia seguinte, dia de aniversário, o teatro estará de portas abertas a todo o público, com entrada gratuita, estando a bilheteira aberta a partir das 15h para entrega de bilhetes.

A Comuna - Teatro de Pesquisa, precursora do conceito de teatro-laboratório em Portugal, foi fundada em 1 de maio de 1972, por um grupo de actores que inclui nomes como Carlos Paulo, João Mota, Manuela de Freitas, Francisco Pestana e Melim Teixeira, sendo membro fundador da Convenção Teatral Europeia.

Em 50 anos de existência, realizou cerca de 150 produções, participou em mais de 55 festivais internacionais, de 19 países diferentes e, em Portugal, atuou em 86 localidades e participou em mais de 100 festivais de teatro. Pelos seus palcos passaram mais de uma centena de atores, dramaturgos e encenadores, alguns formados na Comuna e que são hoje nomes de referência do teatro português.

O nome do teatro, escolhido por votação dos ouvintes de um programa de rádio, não foi Comuna desde o início, pois foram postas à consideração do público duas hipóteses. “Ficámos muito contentes e surpreendidos, porque o outro nome que pusemos à discussão foi os Cómicos - Teatro Pesquisa, mas explicámos as razões, porque quando fundámos a Comuna tínhamos todos o mesmo estatuto, ganhávamos todos o mesmo ordenado — técnicos e actores... —, queríamos criar uma comunidade para podermos estar sem essas coisas que nos separam”, que são os cargos, as funções, os títulos, explicou Carlos Paulo aos jornalistas, depois de um ensaio, na semana passada.

Essa igualdade económica foi muito importante para perceber que todos são “fundamentais no espetáculos” e o “público percebeu isso muito bem”, sublinhou, acrescentando que foi também um “prelúdio de uma revolução que aconteceu dois anos depois”.

A escolha deste nome poderia, no entanto, ter sido um obstáculo, atendendo a que o país viva sob uma ditadura, mas Carlos Paulo afirmou que “na altura não havia o estigma do comunismo e dos comunistas” junto do público e que o nome foi mesmo aceite “nesse sentido de comunidade”, admitindo, contudo, que houve alguns problemas com as autoridades.

Exemplo disso foi a televisão e as reportagens televisivas feitas na Comuna, desde a primeira reunião que tiveram até aos espetáculos que encenavam, que depois foram proibidas de ser transmitidas, precisamente por causa do nome do teatro, contou. Nesse período, tiveram problemas com a Censura, desde logo com o espetáculo de estreia, uma criação coletiva com textos de Gil Vicente, intitulado Para onde is.

“Fazíamos ensaios de censura falsos. Tínhamos um texto forte e quando a Censura vinha assistir, antes de estrear, fazíamos ballet e umas coisas assim, só que eles perceberam que nós os enganámos e passaram a vir aos espetáculos”, recordou.

Um desses casos foi A Ceia, que “eles quiseram proibir, mas o espetáculo estava esgotado dois meses antes e nós dissemos “então venham aqui e digam às pessoas que não nos deixam fazer o espetáculo”, coisa que eles não assumiam. Portanto era um bocado um jogo, para vermos até onde é que chegávamos e até onde é que eles cediam. Tivemos que aprender”, contou.

Em comunicado, a Comuna afirma que, ao fim de 50 anos, “orgulha-se de continuar a ser um espaço permanente de Pesquisa de um Teatro Vivo, dramaturgia de rutura, de nascimento e crescimento de novos actores e autores, de ser um laboratório permanente em consonância com o Público, com forte impacto social e de intervenção constante na Cultura”.

A celebração do aniversário começa no sábado, às 21h, com a estreia de Fausto, seguida de uma festa no café-teatro, com início às 24h. No domingo, a bilheteira abre às 15h para levantamento das entradas para o espetáculo, que terá início às 19h.

De acordo com a companhia, no primeiro dia estarão presentes o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, o vereador com o pelouro da Cultura, Diogo Moura, e o Diretor Municipal da Cultura, Carlos Moura-Carvalho. No segundo dia, marcará presença o primeiro-ministro, António Costa.


por Lusa e Público | 28 de abril de 2022
Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Jornal Público 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário".

Visitas
90,858,365