"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Duas novas aquisições de obras de arte para o Palácio Nacional da Ajuda

No passado mês de abril foram adquiridas importantes obras de arte para o Palácio Nacional da Ajuda.

Retrato da segunda imperatriz do Brasil e duquesa de Bragança, segunda mulher de D. Pedro IV, D. Amélia de Leuchtenberg (1812-1873)


Serão expostas ao público pela primeira vez na noite de 14 de maio – Noite de Museus 2022.

Um retrato da segunda imperatriz do Brasil e duquesa de Bragança, segunda mulher de D. Pedro IV, D. Amélia de Leuchtenberg (1812-1873), adquirido pela DGPC a um colecionador privado em Munique.

A pintura, datada de 1829, é da autoria do pintor Joseph Karl Stieler (1781-1858), conhecido, entre outras obras, por ser o autor do único retrato de  Ludwig van Beethoven em vida,  assim como retratista da família real da Baviera e da famosa galeria de beldades ao tempo do rei bávaro Luís I (1786 – 1868) no Palácio de Nymphenburg em Munique.

Este retrato vem colmatar a saída de dois retratos de D. Pedro IV e D. Amélia existentes neste palácio ao tempo da monarquia, e que foram retirados para outros serviços públicos durante a República.

Trata-se da única pintura deste famoso retratista existente nas coleções públicas em Portugal.

Um conjunto de cristal pertencente à rainha D. Maria Pia doado por um mecenas privado. 



No passado dia 15 de março, o Palácio Nacional da Ajuda adquiriu na Veritas Arts Auctioneers, através de um mecenas privado, um serviço de 157 peças outrora pertencente à rainha D. Maria Pia.

Trata-se de um luxuoso conjunto em cristal, decorado com elementos geometrizados e vegetalistas estilizados, gravados e enriquecido pelo monograma da Rainha encimado por coroa real, gravado e dourado.

Muito provavelmente da fábrica Baccarat, o serviço foi adquirido pela soberana de Portugal entre os anos de 1894 e 1901 nos armazéns Emile Bourgeois. Grand Dépôt, em Paris tendo entrado no paço da Ajuda em 1902. Posteriormente foi transferido para o Paço do Estoril, tendo se perdido o rasto após a implantação da República.

Agora, após mais de um século, o conjunto volta a casa.

Agenda
Exposições

Reparar/Repair

Hangar - Centro de Investigação Artística 28 Mar a 11 Mai 2024

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para "UMA VIDA NO TEATRO"

Em parceria com o Teatro Aberto, assinalamos o Dia Mundial do Teatro com a oferta de convites duplos para a nova produção, de David Mamet, com encenação de Cleia Almeida. Os convites serão válidos para a sessão de dia 29 de março (sexta-feira) às 21h30. Participe e... boa sorte!

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A MINHA FADA TRAQUINA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia de uma divertida animação sobre o poder da amizade!  As sessões de antestreia terão lugar no dia 30 de março (sábado) às 10h30, nos cinemas Alegro Sintra, Mira Maia e Espaço Guimarães. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
89,895,992