"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Lagarto estreiam-se com EP "Cinético"

Nascidos de um combo improvável, os LAGARTO apresentam-se com o EP de estreia “CINÉTICO”, com músicas que combinam o violoncelo, a viola d’arco e o instrumento com origem aborígene, o didgeridoo.


Foi no Dia da Terra que o trio LAGARTO se deram a conhecer com um EP que celebra o movimento do mundo e a diversidade cultural na música. Ao leme do projeto estão três músicos de origens distintas. Renato Oliveira, um nome incontornável da world music em Portugal, encabeçando projetos de renome como os Olive Tree Dance, embarca neste novo projeto com o didgeridoo. Em contraste com as raízes austrais deste instrumento encontramos Rita Carreiras, violetista bracarense integrante de orquestras como a Sinfonietta de Braga e a Orquestra Clássica de Espinho, assim como o violoncelista Geraldo Gomes, conhecido por colaborar com músicos latino-americanos como Yoyo Borobia e Andres Tarabbia Pancho.

Os músicos descrevem “CINÉTICO”, nome que designa o estudo do movimento na Física, como uma obra de “originais onde a fusão de estilos nos faz parar em momentos em que sentimos o mundo a mexer à nossa volta”. Onde o clássico ocidental se une ao som indígena australiano, o resultado é um cenário de “cores gritantes e exóticas emoções”, explicam os artistas.

O EP “CINÉTICO” está disponível para streaming nas várias plataformas digitais e para compra em formato físico ou digital no Bandcamp.

Instagram
Youtube
Agenda
Ver mais eventos
Visitas
67,709,304