"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Comboio Histórico volta a passar o verão no Douro

A partir de junho, o icónico comboio volta a fazer os seus tradicionais passeios entre a Régua, Pinhão e Tua: todos os fins-de-semana, com animação e paisagens de tirar o fôlego.

No Comboio Histórico do Douro NFactos / Fernando Veludo No Comboio Histórico do Douro_Nelson Garrido Foto de Nelson Garrido


O regresso para a nova temporada no Douro está marcado para 4 de junho e depois será sempre sobre carris, pelo menos aos fins-de-semana e outono adentro.

Para esta edição, estão programadas 37 viagens: aos sábados e domingos até 9 de outubro, só aos sábados depois dessa data até quase ao final desse mês (dia 29).

E assim lá irá a apitar o comboio, com cinco carruagens de madeira centenárias (254 lugares) e com a locomotiva a vapor CP 0186, que data de 1925.

O programa proposto, informa a CP, tem partida da Régua pelas 15h28 e regresso às 18h26. A viagem inclui paragem no Pinhão, seguindo depois até ao Tua e voltando à casa de partida.

Garantida está a animação musical, a oferta de um cálice de vinho do Porto, águas e rebuçados da Régua; isto antes da partida. A bordo haverá também animação com “grupo de música e cantares tradicionais da região”.

À primeira paragem, um momento raramente visto pelos passageiros de comboios do séc. XXI: oportunidade para “assistir ao abastecimento de água à locomotiva a vapor”. Tempo ideal para “admirar os famosos painéis de azulejos que decoram as paredes da estação e que retratam a paisagem e a vida das gentes em terras durienses”. Na viagem de regresso, a sugestão é para visitar a Wine House no edifício da estação - isto porque aqui poderá adquirir produtos típicos.

Na estação do Tua, a locomotiva estará a realizar as manobras de inversão e os passageiros podem visitar o Centro Interpretativo do Vale do Tua (com desconto nos bilhetes).

No ano passado, segundo dados da CP, o Comboio Histórico do Douro teve quase 8000 passageiros e uma taxa de ocupação de 96%. Detalhe: 90% dos viajantes eram nacionais.

O bilhete para adulto custa 45 euros, para criança (4 a 12 anos inclusive) custa metade. Para grupos, a CP propõe (10 ou mais pessoas), bilhetes a 40 euros para adultos.

Mais informações no site da CP.


por Fugas in Público | 5 de maio de 2022
Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Jornal Público

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! 

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário". Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
90,921,441