"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Porto Editora anuncia vencedoras do concurso «Contos do Dia Mundial da Língua Portuguesa»

Concurso desafiou estudantes de português dos quatro cantos do mundo a escreverem um conto inédito e livro digital já está disponível. 


No dia 5 de maio, celebra-se o Dia Mundial da Língua Portuguesa e a Porto Editora, o Camões, I.P. e o Plano Nacional de Leitura têm o prazer de anunciar as vencedoras da segunda edição do concurso «Contos do Dia Mundial da Língua Portuguesa», lançado há precisamente dois anos para celebrar a data consagrada pela UNESCO.

A segunda edição teve como padrinho o escritor Manuel Jorge Marmelo e como temas o "Centenário do nascimento de José Saramago" e "Os Oceanos", dando liberdade de escolha aos candidatos.

Até 28 de fevereiro, mais de uma centena de estudantes de língua portuguesa de todo o mundo enviaram propostas elegíveis de contos, aumentando o número de candidaturas face ao ano anterior. O júri é composto por dois elementos designados pela Porto Editora, dois pelo Camões, I.P. e um pelo Plano Nacional de Leitura.

VENCEDORAS:

INFANTIL/JUVENIL
A1/A2 – Maria Ana Lampreia Kink (Alemanha): “De volta às origens”
B1/B2 – Sofia Vincent (França): “As conchas cantam”

JUVENIL/ADULTO
A1/A2 - Alizé Bewoin-Fils (França): “O Amor sobrevive na escuridão”
B1/B2 - Chloé Carrière (França): “Rumo à Luz”
C1/C2 - Ana Patrícia Ramos Matias (França): “Recomeçar”

 

O livro digital Contos do Dia Mundial da Língua Portuguesa 2022 está a partir de agora disponível no site da Porto Editora e reúne os contos das vencedoras, mas também das menções honrosas que aceitaram o desafio de expressar a sua voz criativa e literária numa língua não materna.

Veja aqui a mensagem especial do padrinho desta iniciativa, Manuel Jorge Marmelo. 


Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,227,288