"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Nova intervenção de conservação e restauro no Mosteiro de Santa Clara-a-Velha

O Laboratório de Conservação e Restauro do Mosteiro de Santa Clara-a-Velha promoveu nova ação de conservação preventiva na ruina arqueológica.

Foto após a ação de conservação preventiva Foto antes da ação de conservação preventiva


A ação decorreu na Sala do Capítulo com a limpeza de terras, remoção de vegetação invasora e intervenção nos azulejos mudéjares.

Dada a existência de fraturas em alguns azulejos, a equipa de conservação e restauro procedeu ao levantamento e transporte dos azulejos para o laboratório. A intervenção incindiu na limpeza dos azulejos e união dos fragmentos. Após a limpeza de todo o espaço envolvente, os azulejos foram recolocados nos espaços de onde foram retirados, com o recurso a argamassa tradicional.

Esta ação de conservação preventiva integra o plano de intervenções de conservação e restauro desenvolvidas ao longo do ano pela equipa técnica do Laboratório de Conservação e Restauro do Mosteiro de Santa Clara-a-Velha.

A Sala do Capítulo está localizada no local onde ficaria a primitiva igreja de D. Mor Dias, fundada no final do século XIII, foi adaptada para a sua nova função. Recinto de maior importância a seguir à igreja, nesta sala eram realizadas as reuniões da comunidade, era lida a Regra, feita a confissão pública das faltas, resolvidos os assuntos internos da comunidade e realizada a eleição da abadessa.

Agenda
Ver mais eventos
Visitas
66,778,608