"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Requalificação da Antiga Lota de Alvor avança

Já estão a decorrer os trabalhos de requalificação da antiga lota de Alvor, intervenção a cargo da Câmara de Portimão orçada em cerca de 230 mil euros e destinada a restaurar, conservar e dinamizar o edifício, visando a sua viabilização em termos de valorização patrimonial e dinamização cultural. 

Foto: C.M. Portimão


A intervenção em curso passa pela recuperação das antigas bancadas do peixe e dos pilares de ferro, sendo igualmente substituídos todos os materiais de alvenaria, assim como da cobertura, que se encontrava degradada, de forma a permitir que este espaço emblemático contribua para a perpetuação dos conhecimentos e transmissão de saberes da comunidade local, profundamente ligada ao mar e à pesca.

Esse objetivo será concretizado em articulação com o futuro Centro Interpretativo do Salva-vidas de Alvor, já em construção, representando a dinamização cultural de ambos os espaços um reforço na oferta turística do município.

Para esse propósito, está contemplada a reabilitação de memórias e histórias da pesca e da comercialização do pescado em lota, assim como alguns hábitos gastronómicos e de consumo locais, dando ainda a conhecer a envolvente paisagem ribeirinha em termos do importante património natural e da biodiversidade da Ria de Alvor.

Também fazem parte dos planos municipais integrar a antiga lota e zona envolvente nos circuitos turísticos relacionados com património cultural e de natureza, sustentabilidade marítima, piscatória e ambiental ou com o ecoturismo, sendo criadas condições para pequenos passeios comentados pela Ria de Alvor sobre temas da sua história e vivências, ou centrados na rica biodiversidade local. 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,209,713