"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Zelensky – O Herói Improvável da geopolítica

Ideias de Ler publica a história de vida do chefe de Estado elogiado pela sua resiliência e entrega à causa do povo ucraniano. 


«Como ator e comediante, Volodymyr Zelensky fazia rir as pessoas. Como presidente da Ucrânia, um país sitiado pela Rússia, Volodymyr Zelensky discursou perante o Parlamento Europeu, onde foi aplaudido de pé e levou um tradutor às lágrimas», lê-se nas primeiras páginas de Zelensky – O Herói Improvável, um trabalho de investigação da dupla de jornalistas Andrew L. Urban e Chris McLeod. Rebekah Koffler, ex-funcionária dos serviços secretos norte-americanos e autora do livro Putin’s Playbook: Russia's Secret Plan to Defeat America, assina o Prefácio do retrato que ajudará o leitor a decidir o que pensar desta nova estrela geopolítica: será ele um «Servo do Povo», em alusão à série televisiva que protagonizou e ao partido político por ele fundado? Será Zelensky «um George Washington ucraniano», disposto a sacrificar a própria vida para pôr o seu país no caminho da liberdade? Ou, então, um «Churchill de T-shirt», consciente do poder mobilizador das redes sociais? Entrevistas, discursos e demais declarações oficiais, artigos noticiosos e de opinião, bem como publicações nas redes sociais ajudam a traçar aqui o perfil deste homem tão carismático.

O livro já se encontra em pré-venda.

SOBRE O LIVRO
Zelensky – O Herói Improvável
A 24 de fevereiro de 2022, o presidente russo lançou aquilo a que chamou uma «operação militar» para invadir a Ucrânia. O objetivo era que a invasão se concretizasse rapidamente e sem oposição. No entanto, interpondo-se firme no seu caminho, encontrou Volodymyr Zelensky, o popular comediante que se tornara o presidente improvável da Ucrânia apenas três anos antes. As ofertas para abandonar o seu país foram céleres, mas ao contrário do que muitos esperariam deu uma resposta que perdurará no tempo: «Preciso de munições, não de uma boleia.» Zelensky é atualmente o líder inesperado de uma geração, cuja força reuniu cidadãos comuns para defenderem as suas casas, saírem para a rua e lutarem pela sua independência. Mas quem é ele? Como adquiriu as suas capacidades de liderança? Porque é que entrou na política? Que ideologia defende? E como é que se transformou no grande herói do nosso tempo?
O Herói Improvável oferece-nos a história do líder ucraniano, desde a infância, passando pela família e não esquecendo a surpreendente trajetória pública, de personalidade televisiva a primeiro presidente judeu da Ucrânia, revelando-nos todos os altos e baixos que moldaram o maior protagonista do atual panorama mundial, o homem que uniu o seu povo e o mundo inteiro sob uma única bandeira. 

Título: Zelensky – O Herói Improvável
Autores: Andrew L. Urban e Chris McLeod
Tradução: Ivan Figueiras
Páginas: 224
PVP: 16,60€

Ver primeiras páginas 

SOBRE OS AUTORES

Andrew L. Urban
Nasceu em Budapeste, mas fugiu da Hungria ainda em criança, durante a revolução de 1956, e acabou por se estabelecer na Austrália. Foi jornalista e editor no jornal The Australian, é autor de vários livros e um premiado documentarista.

Chris McLeod
Foi jornalista e chefe responsável pela secção «Internacional» do jornal Newcastle Morning Herald. É autor, editor e jornalista australiano com família na Ucrânia. Atualmente dedica-se à escrita e ao seu blogue floggerblogger.com. 
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,206,331