"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Palestina: cem anos de guerra e resistência

Rashid Khalidi, historiador norte-americano de ascendência palestiniana, assina um livro incontornável sobre a história e a luta dos povos deste território. 


Ideias de Ler faz chegar às livrarias de todo o país Palestina – Uma Biografia, de Rashid Khalidi. De um dos maiores especialistas em Assuntos do Médio Oriente e da questão israelo-palestiniana, com a cátedra Edward Said em Estudos Árabes na Universidade de Columbia, chega esta obra, que cruza eventos históricos, materiais de arquivo nunca antes explorados e relatos de gerações, tratando de forma simultaneamente sóbria e emotiva os factos de um conflito trágico entre dois povos com reivindicações sobre o mesmo território.

Neste livro revela-se o pano de fundo histórico que tem levado às várias explosões de violência na Palestina e contra os palestinianos, explicando as dinâmicas subjacentes e em prática há muitas décadas. Rashid Khalid sustenta que este não é um “conflito”, dada a disparidade de força entre as duas partes, mas uma guerra de natureza sistemática contra a Palestina e contra o povo palestiniano (que dura há mais de um século) intenta em transformar esta sua pátria num território exclusivo para os judeus. No prefácio à edição portuguesa, que agora se publica, o autor explica que pretende “estabelecer os acontecimentos na Palestina no seu contexto global e histórico, esclarecer que fazem parte de uma longa e desigual luta do povo palestiniano para resistir à expropriação de que é alvo e ilustrar realidades normalmente escondidas pela cobertura mediática mainstream”.

Desde aquela a que chama “a primeira declaração de guerra” (de 1917 a 1938) até aos nossos dias, Rashid Khalidi conduz a sua escrita com a nitidez e as nuances de uma biografia, entrelaçando história, materiais inéditos e a sua própria história familiar. O resultado é uma singular e esclarecedora visão deste continuado tumulto, uma crónica de colonização e de resistência de um povo que não abdica de existir.

SOBRE O LIVRO
Palestina - Uma Biografia
"Em nome de Deus, que a Palestina seja deixada em paz."
É desta forma que o presidente da câmara de Jerusalém termina a carta enviada em 1899 a Theodore Herzl, pai do movimento sionista, onde explicava que a Palestina tinha habitantes nativos e advertia para os perigos que se aproximavam. E é com este relato que Rashid Khalidi, o maior historiador do Médio Oriente nos Estados Unidos e sobrinho-neto do autor da dita carta, inicia a sua narrativa sobre os palestinianos e a guerra contra eles travada.
Original, envolvente e marcante, Palestina – Uma Biografia cruza eventos históricos, materiais de arquivo nunca antes explorados e relatos de gerações, tratando de forma simultaneamente sóbria e emotiva os factos de um confronto trágico entre dois povos que reivindicam o mesmo território.
Esta não é uma crónica de vitimização, uma tentativa de branquear os erros dos líderes palestinianos nem a negação da emergência de movimentos nacionalistas de ambos os lados. É, antes, uma nova e esclarecedora visão de um conflito com mais de um século, uma história de colonização e de resistência de um povo que não abdica de existir. 

Título: Palestina - Uma Biografia
Autor: Rashid Khalidi
Tradução: Carla Ribeiro
Páginas: 404
PVP: 19,90€

Ver primeiras páginas 

CRÍTICAS

"Uma obra fascinante e original, a primeira a explorar a guerra contra os palestinianos com base numa profunda imersão na sua luta (…)"
Noam Chomsky

"(…) um dos grandes livros sobre a questão israelo-palestiniana."
Financial Times

"Informativo e apaixonante (…), o livro de Khalidi é uma elegia aos palestinianos (…), pela sua recusa em resistir à conquista."
The Guardian


SOBRE O AUTOR

Rashid Khalidi

É autor de oito livros sobre o Médio Oriente. Ocupa a posição de Edward Said Professor em Estudos Árabes da Universidade de Columbia e é editor do Journal of Palestine Studies. Escreveu mais de 80 artigos sobre história e política do Médio Oriente, incluindo peças no The New York Times, Boston Globe, LA Times, Chicago Tribune e em inúmeras revistas. Recebeu bolsas e subsídios da Fundação John D. e Catherine T. MacArthur, da Fundação Ford, do Woodrow Wilson International Center for Scholars, do American Research Center no Egito e da Fundação Rockefeller; foi também galardoado com um prémio de investigação Fulbright. É convidado frequente de programas de rádio e televisão de grande audiência para comentar assuntos do Médio Oriente, em particular os relativos à questão israelo-palestiniana. 
Agenda
Ver mais eventos
Visitas
67,710,511