"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Palestina: cem anos de guerra e resistência

Rashid Khalidi, historiador norte-americano de ascendência palestiniana, assina um livro incontornável sobre a história e a luta dos povos deste território. 


Ideias de Ler faz chegar às livrarias de todo o país Palestina – Uma Biografia, de Rashid Khalidi. De um dos maiores especialistas em Assuntos do Médio Oriente e da questão israelo-palestiniana, com a cátedra Edward Said em Estudos Árabes na Universidade de Columbia, chega esta obra, que cruza eventos históricos, materiais de arquivo nunca antes explorados e relatos de gerações, tratando de forma simultaneamente sóbria e emotiva os factos de um conflito trágico entre dois povos com reivindicações sobre o mesmo território.

Neste livro revela-se o pano de fundo histórico que tem levado às várias explosões de violência na Palestina e contra os palestinianos, explicando as dinâmicas subjacentes e em prática há muitas décadas. Rashid Khalid sustenta que este não é um “conflito”, dada a disparidade de força entre as duas partes, mas uma guerra de natureza sistemática contra a Palestina e contra o povo palestiniano (que dura há mais de um século) intenta em transformar esta sua pátria num território exclusivo para os judeus. No prefácio à edição portuguesa, que agora se publica, o autor explica que pretende “estabelecer os acontecimentos na Palestina no seu contexto global e histórico, esclarecer que fazem parte de uma longa e desigual luta do povo palestiniano para resistir à expropriação de que é alvo e ilustrar realidades normalmente escondidas pela cobertura mediática mainstream”.

Desde aquela a que chama “a primeira declaração de guerra” (de 1917 a 1938) até aos nossos dias, Rashid Khalidi conduz a sua escrita com a nitidez e as nuances de uma biografia, entrelaçando história, materiais inéditos e a sua própria história familiar. O resultado é uma singular e esclarecedora visão deste continuado tumulto, uma crónica de colonização e de resistência de um povo que não abdica de existir.

SOBRE O LIVRO
Palestina - Uma Biografia
"Em nome de Deus, que a Palestina seja deixada em paz."
É desta forma que o presidente da câmara de Jerusalém termina a carta enviada em 1899 a Theodore Herzl, pai do movimento sionista, onde explicava que a Palestina tinha habitantes nativos e advertia para os perigos que se aproximavam. E é com este relato que Rashid Khalidi, o maior historiador do Médio Oriente nos Estados Unidos e sobrinho-neto do autor da dita carta, inicia a sua narrativa sobre os palestinianos e a guerra contra eles travada.
Original, envolvente e marcante, Palestina – Uma Biografia cruza eventos históricos, materiais de arquivo nunca antes explorados e relatos de gerações, tratando de forma simultaneamente sóbria e emotiva os factos de um confronto trágico entre dois povos que reivindicam o mesmo território.
Esta não é uma crónica de vitimização, uma tentativa de branquear os erros dos líderes palestinianos nem a negação da emergência de movimentos nacionalistas de ambos os lados. É, antes, uma nova e esclarecedora visão de um conflito com mais de um século, uma história de colonização e de resistência de um povo que não abdica de existir. 

Título: Palestina - Uma Biografia
Autor: Rashid Khalidi
Tradução: Carla Ribeiro
Páginas: 404
PVP: 19,90€

Ver primeiras páginas 

CRÍTICAS

"Uma obra fascinante e original, a primeira a explorar a guerra contra os palestinianos com base numa profunda imersão na sua luta (…)"
Noam Chomsky

"(…) um dos grandes livros sobre a questão israelo-palestiniana."
Financial Times

"Informativo e apaixonante (…), o livro de Khalidi é uma elegia aos palestinianos (…), pela sua recusa em resistir à conquista."
The Guardian


SOBRE O AUTOR

Rashid Khalidi

É autor de oito livros sobre o Médio Oriente. Ocupa a posição de Edward Said Professor em Estudos Árabes da Universidade de Columbia e é editor do Journal of Palestine Studies. Escreveu mais de 80 artigos sobre história e política do Médio Oriente, incluindo peças no The New York Times, Boston Globe, LA Times, Chicago Tribune e em inúmeras revistas. Recebeu bolsas e subsídios da Fundação John D. e Catherine T. MacArthur, da Fundação Ford, do Woodrow Wilson International Center for Scholars, do American Research Center no Egito e da Fundação Rockefeller; foi também galardoado com um prémio de investigação Fulbright. É convidado frequente de programas de rádio e televisão de grande audiência para comentar assuntos do Médio Oriente, em particular os relativos à questão israelo-palestiniana. 
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! 

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário". Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
90,927,241