"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Destaques

Biografia dos curadores da exposição

Festa. Fúria. Femina. – Obras da Coleção FLAD

20 de maio – 4 de setembro 2022

Arquipélago - Centro de Artes Contemporâneas


António Pinto Ribeiro
 

Formado em Filosofia, com especial interesse na filosofia da linguagem e na estética, doutorou-se em Estudos de Cultura. Atualmente, a par da sua atividade como investigador do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, integrando o  projeto ERC “MEMOIRS – Filhos de Império e Pós-Memórias Europeias”, é, desde há muitos anos, programador cultural e curador responsável em várias instituições culturais portuguesas, nomeadamente da Culturgest, da qual foi diretor artístico desde a sua fundação em 1993 até 2004, e da Fundação Calouste Gulbenkian (2004-2015). Na Culturgest, foi também responsável pelas aquisições de obras para a Coleção CGD (2000-2003). Na FCG, destaca a conceção e direção do Programa Próximo Futuro. Foi o  comissário-geral da programação “Passado e Presente – Lisboa Capital Ibero-Americana da Cultura 2017”. Foi colaborador do Instituto Camões, destacando a curadoria da exposição “Réplica e Rebeldia” (2006), e, para o Centro de Artes Arquipélago, foi o responsável pelas aquisições de obras entre 2008 e 2010. Os seus principais interesses de investigação desenvolvem-se nas áreas da política cultural e da arte contemporânea, especificamente africanas e sul-americanas, e nos estudos de cultura. As suas últimas publicações têm por títulos África, os Quatro Rios (2017) e Peut-on décoloniser les musées? (2019).

Sandra Vieira Jürgens

Curadora e historiadora de arte. Coordenadora e professora auxiliar convidada da Pós-Graduação em Curadoria de Arte na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Professora auxiliar e coordenadora da Licenciatura em Fotografia e Cultura Visual do IADE – Faculdade de Design, Tecnologia e Comunicação (Universidade Europeia). É investigadora de pós-doutoramento no Instituto de História da Arte (IHA-FCSH, Universidade Nova de Lisboa). É autora do livro Instalações Provisórias: Independência, autonomia, alternativa e informalidade. Artistas e exposições em Portugal no século XX (2016). Dirige as plataformas digitais Wrong Wrong (www.wrongwrong.net) e raum: residências artísticas online (www.raum.pt). Entre as mais recentes exposições que comissariou, destaca-se: Contra a Abstracção. Obras da Coleção da Caixa Geral de Depósitos (Centro Cultural Ponte de Sor, Núcleo de Arte Oliva e Centro Cultural de Sines, 2028-2019); BF18 – Bienal de Fotografia de Vila Franca de Xira (2019); Catarina Botelho – Qualquer Coisa de Intermédio (Pavilhão Branco, 2020); Ciclo COSMO/POLÍTICA (Museu do Neo-Realismo, 2017-2020).

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! 

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário". Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
90,923,583