"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Palmela homenageia José Saramago em ano de centenário

Ao longo de 2022, o Município de Palmela, através da Rede de Bibliotecas Públicas, promove as Comemorações do Centenário do Nascimento de José Saramago, que pretendem homenagear o Nobel da Literatura.


O programa teve início com a participação de Palmela no Concurso Nacional de Leitura, em fevereiro e março, a iniciativa “Uma Ligação, Uma Poesia”, que assinalou o Dia Mundial da Poesia (21 de março), a III edição do Concurso Literário “De que é feito o teu Coração” e a iniciativa “Um Livro para um Novo Leitor”, em abril.


Até 3 de dezembro, as Bibliotecas Municipais de Palmela e Pinhal Novo são palco de “Leitura em Voz Alta” de textos de José Saramago.

Em outubro, o Auditório Municipal de Pinhal Novo - Rui Guerreiro vai receber a Exposição Comemorativa do Centenário do Nascimento de José Saramago “Voltar aos Passos que Foram Dados” (1 a 31) e a exibição do documentário “José e Pilar” (dia 4).

Várias/os escritoras/es e especialistas vão reunir-se a 4 novembro, na Biblioteca Municipal de Palmela, num Encontro em Mesa Redonda.

Destaque também para a peça de teatro “Quem se chama José Saramago”, uma coprodução Teatro das Beiras e Karlik Danza-teatro, a 12 de novembro, e para o espetáculo de dança “Ensaio sobre a Cegueira”, pela Companhia de Dança Contemporânea de Évora, a 18 de novembro, ambos no Cine-Teatro S. João, em Palmela.

O programa integra ainda as atividades para as/os mais novas/os “Sons de Almofadas” e “Hora do Conto - Famílias”, a decorrer ao longo do ano.

O centenário de José Saramago assinala-se a 16 de novembro de 2022. Autor de mais de 40 títulos, nasceu em 1922, na aldeia de Azinhaga. Em 1947, publicou o primeiro livro, “Terra do Pecado”. Seis anos depois, em 1953, terminou o romance “Claraboia”, publicado apenas após a sua morte. No final dos anos 50, tornou-se responsável pela produção na Editorial Estúdios Cor, função que conjugou com a de tradutor, a partir de 1955, e de crítico literário. Regressou à escrita em 1966, com “Os Poemas Possíveis”.

Em 1971, assumiu funções de editorialista no Diário de Lisboa e, em abril de 1975, foi nomeado diretor-adjunto do Diário de Notícias.

No princípio de 1976, instalou-se no Lavre para documentar o seu projeto de escrever sobre os camponeses sem terra. Assim nasceu o romance “Levantado do Chão” e o modo de narrar que caracteriza a sua ficção novelesca.

José Saramago recebeu o Prémio Camões em 1995 e o Prémio Nobel de Literatura em 1998. Os seus livros estão publicados em mais de 60 países de todo o mundo e traduzidos em mais de 40 idiomas.

Mais informações sobre o programa comemorativo: 212 336 632 ou bibliotecas@cm-palmela.pt

Programa 

Ao longo do ano
Sons de Almofadas
Atividades para famílias, baseadas em obras de Saramago para a infância 

Ao longo do ano
Hora do Conto - Famílias 

Fevereiro e março
Concurso Nacional de Leitura
Baseado em textos de José Saramago 

21 março
Dia Mundial da Poesia - Uma Ligação, Uma Poesia
Leituras ao telefone de poemas de José Saramago 

Abril | Rede de Bibliotecas Públicas do Município de Palmela
Um Livro para um Novo Leitor
Oferta de um livro de José Saramago às/aos primeiras/os leitoras/es que se inscreveram na Rede

Abril
III edição do Concurso Literário “De que é feito o teu Coração” 

14 maio a 3 dezembro | 16h00 | Bibliotecas Municipais de Palmela e Pinhal Novo
Leitura em Voz Alta
De textos de José Saramago 

1 a 31 outubro | Foyer do Auditório Municipal de Pinhal Novo - Rui Guerreiro
Voltar aos Passos que Foram Dados
Exposição Comemorativa do Centenário do Nascimento de José Saramago
Apoio: Fundação José Saramago 

4 outubro | 21h30 | Auditório Municipal de Pinhal Novo - Rui Guerreiro
Exibição do documentário “José e Pilar”
Retrato do autor em processo de criação e do casal empenhado em mudar o mundo. 

4 novembro | 17h00 | Biblioteca Municipal de Palmela
Encontro em Mesa Redonda
Com a participação de escritoras/es e especialistas em José Saramago com obras publicadas, para falar sobre o autor homenageado, sob diversos aspetos do homem e da obra: Miguel Real, Filomena Oliveira, Anabela Mota Ribeiro, António José Borges e Conceição Coelho. 

12 novembro | 21h30 | Cine-Teatro S. João, Palmela
Quem se chama José Saramago
Coprodução Teatro das Beiras e Karlik Danza-teatro
Direção: Cristina D. Silveira
Duração: 70 min. (sem intervalo)
Destinatários: M/14
Org.: Câmara Municipal de Palmela 

18 novembro | 21h30 | Cine-Teatro S. João, Palmela
Ensaio sobre a Cegueira
Pela Companhia de Dança Contemporânea de Évora
Criação, direção e coreografia: Nélia Pinheiro
Duração: 60 min. (sem intervalo)
Destinatários: M/6
Org.: Câmara Municipal de Palmela

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! 

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário". Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
90,921,941