"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Cecilia Bartoli, famosa cantora lírica italiana, nomeada Presidente da Europa Nostra

A Assembleia Geral da Europa Nostra - organismo que funciona como a voz da sociedade civil em defesa do património europeu - nomeou Cecilia Bartoli, cantora lírica de renome mundial, como nova Presidente da organização, por um primeiro mandato de cinco anos.

Cecilia Bartoli in the historic centre of Rimini, Italy. © Emanuele Scorcelletti


A Europa Nostra, que o Centro Nacional de Cultura representa em Portugal, é a maior e mais representativa rede patrimonial da Europa, colaborando estreitamente com a União Europeia, o Conselho da Europa, a UNESCO e outros organismos internacionais.

Hermann Parzinger, Presidente Executivo da Europa Nostra, que presidiu à sessão de hoje da Assembleia Geral, transmitiu o orgulho e alegria de toda a Europa Nostra em relação à nova Presidente da organização. “Estamos muito gratos pela celeridade com que Cecilia Bartoli aceitou tornar-se nossa presidente. Não poderíamos ter encontrado melhor sucessora para Plácido Domingo, para nos ajudar a levar a Europa Nostra a novos patamares. Admiramos a sua voz sublime, a sua originalidade e audácia artística, a sua dedicação ao combinar a arte com o pensamento imaginativo, a criatividade com a investigação científica, a tradição com a inovação, o seu incansável trabalho e profissionalismo como cantora e diretora artística, a sua paixão pelo inestimável património cultural europeu - tangível e intangível - e, claro, a sua personalidade calorosa e carismática. Com todas estas qualidades, Cecilia Bartoli será uma luz brilhante que orientará e inspirará a ação da Europa Nostra centrada na procura de um futuro mais sustentável, inclusivo, belo e pacífico para a nossa Europa”.

Ao aceitar a sua nomeação, Cecilia Bartoli declarou: “Como cidadã europeia e alguém que dedicou a maior parte da vida ao património cultural, sinto-me extremamente privilegiada por ter sido nomeada Presidente da Europa Nostra, e aceito esta homenagem com o maior orgulho! Tenho também o prazer de continuar o trabalho do anterior Presidente, Plácido Domingo. Permitam-me sublinhar que subscrevo inteiramente a afirmação da Europa Nostra que refere que "o património cultural é vital para a nossa economia, a nossa sociedade, a nossa cultura, o nosso ambiente, o nosso bem-estar e para o futuro da Europa", e que nós, cidadãos europeus, “devemos assumir total responsabilidade pela transmissão deste património às gerações futuras.” Aguardo com expectativa os próximos anos com a Europa Nostra, com a sua rede e com os seus projetos. É uma organização que inspira e enriquece o meu trabalho, e espero contribuir para a concretização dos seus objetivos ao serviço do património inestimável da Europa.”

“Se, como eu, nasceu numa cidade histórica como Roma, provavelmente está mais ciente da incrível importância do património cultural, da arquitetura, literatura, música ou arte, pois está exposto às suas belezas no dia-a-dia, sempre que sai à rua. As magníficas paisagens de Itália - as suas ilhas, montanhas e planícies, as suas aldeias e cidades, os seus temíveis vulcões, as suas costas escarpadas e as praias de areias brancas brilhantes, as antigas vinhas, olivais e canais, os infinitos tons de azul nos seus lagos e mares circundantes, tudo isto faz parte da minha herança inestimável, com a qual estou profundamente comprometida, tanto quanto com o nosso artesanato e folclore, as nossas conquistas modernas, a culinária requintada, os caminhos de ferro, a moda e os clássicos do cinema. O meu património marcou profundamente o meu pensamento, os meus sentimentos e a minha personalidade, antes mesmo de tomar consciência disso. Ao longo dos anos, tive a sorte de adicionar diversas camadas culturais, principalmente europeias, ao meu original: espanhol, francês, suíço, austríaco, monegasco e muitas mais. Fizeram-me ver o imenso valor do nosso património, que na Europa é tão diverso mas ao mesmo tempo tão profundamente ligado. Património é cultura e recordação. Sem a consciência do património, a cultura desapareceria e, com ela, a nossa identidade”, acrescentou Cecilia Bartoli.


Plácido Domingo, que foi o anterior Presidente da Europa Nostra por um período de 10 anos e que continua a apoiar a Europa Nostra como Presidente Honorário, reagiu com entusiasmo à nomeação de Bartoli. “É uma grande artista que personifica a missão e os valores da Europa Nostra. A Europa Nostra continuará a florescer sob a sua liderança inspiradora, criativa e enérgica. Desejo-lhe todo o sucesso à frente desta maravilhosa organização da qual tive o privilégio e a alegria de ser Presidente e que estará sempre no meu coração. Estou ansioso para felicitá-la pessoalmente no dia 6 de junho em Salzburgo, quando nos apresentarmos juntos no concerto de Gala de encerramento do Salzburg Whitsun Festival, do qual Cecilia Bartoli é a aclamada Diretora Artística”.

Sneška Quaedvlieg-Mihailovic, Secretária-Geral da Europa Nostra, também prestou homenagem à nova Presidente da Europa Nostra: “Toda a equipa da Europa Nostra e eu estamos muito satisfeitos por receber Cecilia Bartoli como nossa nova Presidente. Ela é uma embaixadora artística icónica do património cultural da Europa que irradia uma energia positiva contagiante e partilha generosamente a sua arte e paixão com as gerações mais jovens. Sob a sua liderança entusiástica, ampliaremos ainda mais a ressonância e o impacto da voz da Europa Nostra em benefício da salvaguarda e promoção do património partilhado e dos valores partilhados da Europa.”

>> Biografia de Cecilia Bartoli

Sobre a Europa Nostra

A Europa Nostra é a federação pan-europeia de organizações não-governamentais do património, sendo apoiada por uma ampla rede de entidades públicas, empresas privadas e indivíduos. É representada em Portugal pelo Centro Nacional de Cultura. Abrangendo 40 países na Europa, é a voz da sociedade civil empenhada na salvaguarda e promoção do património cultural e natural da Europa.

Fundada em 1963, a Europa Nostra é hoje reconhecida como a mais representativa organização do património na Europa. A Europa Nostra atua para salvar os monumentos, sítios e paisagens mais ameaçados da Europa, em particular através do programa ‘Os 7 mais ameaçados’; celebra a excelência através dos Prémios Europeus do Património Cultural / Prémios Europa Nostra, que comemoram o seu 20º aniversário este ano. A Europa Nostra contribui ativamente para a definição e implementação de estratégias e políticas europeias relacionadas com o património, através de um diálogo participativo com as instituições europeias e a coordenação da Aliança do Património Europeu. Figura também entre os primeiros parceiros oficiais da iniciativa Nova Bauhaus europeia recentemente lançada pela Comissão Europeia, e foi recentemente eleita Co-presidente Regional da Climate Heritage Network for Europe and the Commonwealth of Independent States.

>> Mais informações 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário".

Visitas
90,820,949