"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Acaba de chegar às livrarias Páscoa e Seus Dois Maridos, de Charlotte de Castelnau-L'Estoile

Inspirado na história real de Páscoa Vieira, uma escrava entre Angola, Brasil e Portugal.


Este magnífico romance de Charlotte de Castelnau-L'Estoile é inspirado na história real de Páscoa Vieira, uma escrava entre Angola, Brasil e Portugal. Trata-se de um romance premiado, com valor histórico indiscutível e um enredo empolgante e que aborda a Inquisição em Portugal e as sociedades esclavagistas.


No verão de 1700, a “negra Páscoa” é presa no Brasil e embarca rumo a Lisboa para ser julgada pelo Tribunal do Santo Ofício. Enfrenta a acusação de bigamia, de ter casado uma segunda vez quando o primeiro marido estava vivo em Angola. A investigação percorreu três continentes e revelar-se-á implacável.

Numa sociedade dominada pelos valores tradicionais, o processo de Páscoa Vieira assume contornos de escândalo. Primeiro escravizada em África e depois na América do Sul, esta mulher vai ser julgada pela sociedade lisboeta, à época religiosa e conservadora, mas paradoxalmente ela tem no julgamento movido contra si uma rara oportunidade de fazer valer a sua voz. Páscoa enfrentara com valentia a violência imposta pela sua condição e, mesmo presa nos porões inquisitoriais, submetida ao medo e a repetidas sessões de interrogatório, não se dobra perante os juízes da Inquisição.

Uma apaixonante história de vida que releva a condição feminina durante o Império português setecentista, Páscoa e Seus Dois Maridos resulta de uma pesquisa histórica baseada no processo inquisitorial de Páscoa Vieira - conservado há trezentos anos nos arquivos eclesiásticos portugueses. A historiadora francesa Charlotte de Castelnau-L’Estoile narra, antes de mais, o destino desta africana, e traz-nos um relato fascinante e rigoroso sobre o longo período da Inquisição em Portugal e as sociedades esclavagistas do Atlântico Sul.

Sobre a autora:
Charlotte de Castelnau-L'Estoile é historiadora e professora de História Moderna na Universidade de Paris. Formada na École Normale Supérieure e na Universidade de Cambridge, defendeu o seu doutoramento na École des Hautes Études en Sciences Sociales. Páscoa e Seus Dois Maridos foi publicado em 2019, em França, e recebeu o Prix Lycéen du Livre d'Histoire 2020.

Ficha do Livro
Título: Páscoa e Seus Dois Maridos
Nº págs: 256
ISBN: 9789892354248
PVP C/ IVA: 16,90€
LeYa | ASA

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! 

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário". Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
90,937,941