"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Crianças de bicicleta: o direito à mobilidade segura, sustentável e autónoma

Uma narrativa bonita e saudável sobre um grupo de amigos que pedala todos os dias para a escola. 


Além da partilha das experiências das personagens, inclui informação sobre regras e sinais de trânsito, cuidados a ter e manutenção da bicicleta.

Na altura em que aprender a andar de bicicleta na estrada já faz parte do currículo escolar, este livro inspira-se num projeto pioneiro, já em funcionamento em algumas escolas — os comboios de bicicletas. Trata-se de um Programa de Mobilidade Escolar em que os alunos vão de bicicleta para a escola acompanhados por monitores. É uma iniciativa que pretende promover a mobilidade infantil e a adoção de hábitos mais sustentáveis e amigos do ambiente.   

limitação de automóveis em algumas zonas, a redução da velocidade máxima de circulação e o reforço da rede de ciclovias fazem parte de uma visão mais sustentável da vida das cidades, que se reflete na autonomia das crianças. Ruas e bairros amigos das bicicletas facilitam a mobilidade das crianças, dos idosos e da população em geral. Viver numa cidade segura é um direito de todos.       

O Comboio de Bicicletas (ed. Lilliput | 48 pp | 15,95 €) é um livro 100% português, com textos de Lara Xavier e ilustrações de Ana Granado.

Pode ler as primeiras páginas em penguinlivros.pt.

Sobre o livro
Vem descobrir coisas incríveis enquanto pedalas para a escola! Não percas este comboio! Não penses em ficar só a olhar para a paisagem! Afinal de contas, tens de pedalar. A Sara e os amigos vão todos os dias de bicicleta para a escola. E são muitos! Tantos que formam um autêntico comboio. Um comboio de bicicletas! Além de ser um transporte amigo do ambiente, também é divertido. Assim podem observar a natureza, as ruas e os vizinhos que vão encontrando pelo caminho. Vem aprender as regras de trânsito que deves seguir, em que locais podes circular, que manutenção deves fazer e os inúmeros benefícios que uma boa pedalada te traz logo pela manhã!

AUTORA Lara Xavier
A Lara sempre quis ser cozinheira, mas acabou por estudar Química Industrial. Acreditava que a transformação de umas coisas noutras tinha qualquer coisa de mágico. No entanto, quando começou a misturar letras e a formar palavras percebeu como poderia fazer magia a sério. Nunca sonhou escrever livros, mas o acaso deixou escapar o seu primeiro livro, em 2007, e muitos outros se seguiram. Recebeu o prémio Fundação António Quadros por um deles. Agora… liberta mais uma história.

ILUSTRADORA Ana Granado
A Ana sempre adorou ter ideias! Adora formas e cores, e como os traços misturados com manchas se podem transformar em tudo o que a nossa imaginação possa sonhar. Estudou Pintura mas descobriu na ilustração uma forma fantástica para sintetizar ideias, e a partir daí, nunca mais a largou. Depois de ter ilustrado este livro ficou com imensa vontade de pedalar.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,177,744