"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

História dos Paladares

A "História dos Paladares" apresenta a história da alimentação em Portugal e no mundo, com grande foco em Portugal e nas suas interações alimentares com o resto do mundo.

Obra nomeada para os prémios GOURMAND BEST OF THE WORLD / cartaz da organização sueca, país anfitrião

Volume 1 - SEDUÇÃO

Vencedor do Prix de la Littérature Gastronomique 2021
atribuído pela Académie Internationale de la Gastronomie

A história da evolução do gosto, que levou à educação do paladar e à eleição da gastronomia como uma arte, percorreu um longuíssimo caminho, desde a Idade da Pedra até aos nossos dias. Esse percurso é aqui narrado através de acontecimentos passados nos cinco continentes, episódios históricos e mitos nacionais e universais, personalidades que refletiram e influenciaram o mundo dos paladares (reis, filósofos, cientistas, escritores) e também receitas que atravessaram séculos ou mesmo milénios, por via oral, manuscrita ou impressa, através de incontáveis gerações, chegando quase inalteradas às nossas cozinhas.
É uma história mundial, daí ser ambiciosa, mas é também nacional e subjetiva, pelas escolhas pessoais da autora, que dá particular atenção a Portugal, nomeadamente, às influências exercidas e sofridas, na culinária e alimentação, tanto pelos portugueses como pelos povos que contactaram durante a nossa Expansão Marítima, como se pode ver ainda hoje, na gastronomia de muitas nações dos vários continentes, o cozido à portuguesa, o sarapatel ou o porco em vinha-d’alhos.
A vastidão do tema levou a autora a dividir a sua obra em dois volumes, que se completam, embora com perspectivas distintas: o de Sedução, o primeiro que o leitor tem nas mãos e gira em torno dos paladares mais viscerais e que mais apelo fazem aos sentidos; o de Perdição, o segundo ainda no prelo, em que a gastronomia se liga a outras artes, como o cinema, moda, religião, prazer, fausto, tentação…

EDIÇÃO OUTUBRO 2020
ISBN 978-989-655-429-3
FORMATO 160 X 230 MM
488 PÁGINAS

 

Volume 2 - PERDIÇÃO

Neste volume 2, terminado em plena pandemia, os paladares são de Perdição, porque se aliam a todos os outros sentidos, na medida em que o Homem vive irremediavelmente tentado pelo Prazer e pelo Excesso, incapaz de resistir ao Pecado (gula, luxúria e vaidade), eternamente condenado ao Remorso e à Expiação (abstinência, jejum e dietas).
Este livro é um contributo para os que anseiam volver à saudosa culinária dos afetos e às suas raízes, no prazer da mesa e do convívio de familiares e amigos. Por isso, para além das inúmeras histórias e episódios que nos remetem para a história da gastronomia, os leitores encontrarão mais de 200 receitas, dessa culinária tradicional de várias épocas, a maioria pertencente à rica gastronomia portuguesa, com particular atenção a iguarias que correm o risco de desaparecer na voragem do tempo.
Nota: se quiser para si ou para oferecer o livro com uma dedicatória personalizada pela autora, envie um email para support.primebooks@sapo.pt com o número da encomenda e o nome (ou nomes) a quem quer ver o livro (ou livros) dedicado.

Envio gratuito para Portugal.
EDIÇÃO OUTUBRO 2021
ISBN 978-989-655-464-4
FORMATO 160 X 230 MM
400 PÁGINAS

 

Os 2 volumes da História dos Paladares estão nomeados para os “óscares” dos Gourmands Best of the World e Deana Barroqueiro estará presente na cerimónia da entrega dos prémios que se realizará em Umeá, Suécia, no dia 4 de junho de 2022.



Deana Barroqueiro
Nasceu nos Estados Unidos da América, em 1945, e emigrou para Portugal aos dois anos de idade. Licenciou-se em Filologia Românica, na Faculdade de Letras de Lisboa, seguida de uma longa carreira de professora de Língua e Literatura Portuguesa e Francesa, com muitos projectos de Teatro e de Escrita Criativa e várias obras publicadas. Tem um vasto currículo de palestras, participação em documentários nacionais e internacionais, criação de guiões para televisão e cinema e artigos para jornais e revistas literárias.
Nos Estados Unidos da América, a escritora recebeu um louvor pela Câmara de Newark, em reconhecimento do seu contributo para a divulgação e promoção da língua e cultura portuguesas entre as comunidades de emigrantes da América, Canadá e Europa. As suas obras são estudadas em escolas e universidades de Paris, Bolonha e Brasil.
Enquanto escritora, publicou uma colecção de sete romances de viagens e aventuras, Cruzeiro do Sul, sobre os Descobrimentos Portugueses; Contos Eróticos do Velho Testamento, sobre as mulheres da Bíblia, traduzido e editado em Espanha, Itália e Brasil; uma trilogia de romances que abarca toda a Expansão Portuguesa do séc. XV e XVII, O Navegador da Passagem – Bartolomeu DiasO Espião de D. João II – Pêro da Covilhã e O Corsário dos Sete Mares – Fernão Mendes Pinto. Noutra linha temática, D. Sebastião e o Vidente (Prémio Máxima de Literatura 2007 - Prémio Especial do Júri) retrata a crise da perda da nacionalidade, retomada no seu último romance histórico, «1640» e a Restauração.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,166,592