"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Porto Editora publica "O Grande Círculo", finalista do Booker Prize 2021

Um monumental romance de Maggie Shipstead.


A Porto Editora publica O Grande Círculo, de Maggie Shipstead. Finalista do Booker Prize 2021 e finalista da atual edição do Women’s Prize for Fiction, este romance monumental leva os leitores numa viagem inesquecível – através da Lei Seca e da Segunda Guerra Mundial, desde o Montana a Londres e até à Hollywood dos nossos dias –, seguindo a vida de uma audaciosa aviadora e os seus ecos durante esse século.

Marion Graves sempre foi ousada. A sua infância selvagem nas florestas do Montana (depois de ser resgatada, ainda bebé, do naufrágio de um transatlântico) já o prenunciava, as missões voadas num Spitfire durante Segunda Guerra Mundial confirmaram-no. Quando, em 1950, decide realizar o seu mais temerário feito, circunvoar O Grande Círculo – um voo sobre o globo, sobrevoando Polos Norte e Sul – desaparece sem deixar rasto, com um mistério por resolver como legado.

Meio século depois, a lenda de Marion Graves chega a Hollywood e Hadley Baxter é a escolhida para a interpretar. Estrangulada pelo meio, Hadley está ansiosa por se reinventar depois de ter protagonizado uma série de filmes românticos que a fecharam num papel de culto. A vida da aviadora parece ser a oportunidade certa para isso e exerce nela um fascínio irresistível, forçando-a a imergir na história. O envolvimento na personagem desdobra-se, de forma emocionante, lado a lado com a história da própria Marion, quando os destinos das duas mulheres – e a sua ânsia de autodeterminação em geografias e épocas muito diferentes – colidem.

Para o júri do Booker Prize de 2021 este é “um livro com tremenda ambição narrativa e escala” e que nos puxa “para os seus mundos criados de forma vívida – do Montana da Lei Seca, à Grã-Bretanha da guerra e até à Hollywood de hoje – e faz-nos querer morar neles indefinidamente.” Maya Jasanoff, a presidente do júri, sublinhou ainda a extraordinária habilidade de “evocar personagens e cenários tão completos que se sente que os conhecemos – espraiando a sua história em cada frase maravilhosamente trabalhada”.

CRÍTICAS DE IMPRENSA

Um livro tremendamente bem escrito, grandioso em espírito e envergadura, que cruza continentes e viaja no tempo de forma tão fluida que desmente os sete anos que aparentemente levou para ser concluído.
The Telegraph

Habilmente estruturado e muito envolvente: este romance é tão ambicioso quanto as suas heroínas – mas nunca cai do céu.
Kirkus Review

O Grande Círculo faz-nos viajar a um ritmo estonteante; um livro que cobre mais de um século e parece conter o mundo inteiro.
Boston Globe

SOBRE O LIVRO
O Grande Círculo
A inesquecível história de uma aviadora ousada e temerária, determinada a traçar o seu próprio destino, a qualquer preço.

Depois de resgatados, ainda bebés, de um transatlântico que afundou, em 1914, Marian e Jamie Graves são criados pelo tio, em Missoula, Montana. É por lá que – depois de se cruzar com dois pilotos de passagem pela cidade – Marian se apaixona pelo voo. Aos catorze anos, abandona a escola e encontra um protetor inesperado e perigoso, um contrabandista rico que lhe coloca um avião à disposição e financia aulas de voo. Um acordo que a vai perseguir para o resto da vida, mesmo que lhe permita cumprir o seu destino: circum-navegar o Globo, sobrevoando os Polos Norte e Sul.

Um século depois, Hadley Baxter é escolhida para interpretar Marian num filme sobre o seu desaparecimento na Antártida. Vibrante, sagaz e enfadada com a claustrofobia de Hollywood, Hadley está ansiosa por se reinventar depois de ter protagonizado uma série de filmes românticos que a aprisionaram num papel de celebridade de culto. O envolvimento na personagem de Marian desdobra-se, de forma emocionante, lado a lado com a história da própria Marian, quando os destinos das duas mulheres – e a sua ânsia de autodeterminação em geografias e épocas muito diferentes – colidem.

O Grande Círculo leva-nos numa viagem inesquecível – através da Lei Seca e da Segunda Guerra Mundial, desde o Montana a Londres e até à Hollywood dos nossos dias – que nos envolve a cada página.

Meticulosamente pesquisado, épico e emocionante, O Grande Círculo é uma obra de arte monumental e um tremendo salto para a talentosa Maggie Shipstead. 

Título: O Grande Círculo
Autora: Maggie Shipstead
Tradução: Leonor Marques
Páginas: 720
PVP: 22,00€

Ver primeiras páginas 

SOBRE A AUTORA
Maggie Shipstead

É autora bestseller do The New York Times, vencedora do Prémio Dylan Thomas e do Prémio L. A. Times para Primeiro Livro de Ficção. O Grande Círculo é o seu terceiro romance e foi finalista do Booker Prize 2021.

Formou-se em Harvard e no Iowa Writers Workshop, ex-Wallace Stegner Fellow em Stanford e recebeu uma bolsa do National Endowment for the Arts.

Publicou já em vários jornais, incluindo o The New York Times, o Washington Post, o Guardian, o Wall Street Journal, entre outros. Em 2012 e 2018, foi finalista do National Magazine Award para ficção. Vive em Los Angeles. 
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! 

Visitas
91,110,397